logo

Educação participa de seminário em Recife

23/06/2005 14:14:18 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Uma equipe de 13 profissionais de ensino da secretaria municipal de Educação participará do seminário internacional “Inclusão Social e as Perspectivas Pós-Estruturalistas de Análise Social”. O evento, que acontece em Recife (PE), de 28 a 30 de junho, visa discutir trabalhos que refletem o momento atual dos movimentos sociais e buscam novos parâmetros para análise dos mesmos.

Na ocasião, o projeto de inclusão social do professor e sociólogo Luis Fernandes de Oliveira, intitulado “O Ensino da História da África e dos Africanos na Escola: a Teimosia da Invisibilidade cada dia mais Visível”, será apresentado. De todo o país o projeto de Macaé foi escolhido, junto a outros de 13 estados, para ser visto nos grupos de trabalho. O projeto de Macaé é o único do estado do Rio de Janeiro que será amplamente divulgado no evento, que reúne participantes do Brasil e do exterior.

Em várias escolas do município já estão sendo ensinados temas referentes à História da Cultura Afro-brasileira. Isto coloca Macaé como pioneira na prática
da Lei 10.639/03, que obriga o ensino da cultura Afro-Brasileira em todos os níveis de escolaridade, valorizando ainda mais o projeto do professor Luis Fernandes, que enfatiza o ensino desta cultura nas escolas.

De acordo com a coordenadora da Casa de Educação, professora Márcia Heloísa Branco de Azevedo, participar deste seminário vai colaborar para o crescimento acadêmico dos participantes. “Nós profissionais de ensino queremos agradecer o apoio do prefeito Riverton Mussi e parabenizar a atual gestão municipal por adotar políticas de inclusão nas áreas de relações raciais e educação”, conclui.

Também estará no seminário a subsecretária de Educação, professora Leda Vieira.