Educação: passe escolar já pode ser solicitado

20/01/2022 14:56:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Benefício é somente para alunos moradores de Macaé

O passe escolar já pode ser solicitado por pais e responsáveis pelos estudantes da rede municipal, na sede da Secretaria de Educação, que funciona na Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, Granja dos Cavaleiros. A solicitação pode ser feita de segunda à sexta-feira, no térreo da Secretaria, das 8h às 17h. O documento é direcionado para estudantes devidamente matriculados no primeiro e segundo segmentos do Ensino Fundamental, com idade a partir de seis anos.

O passe eletrônico beneficia somente os alunos moradores do município de Macaé. Aquele que não solicitar a primeira via do passe escolar não terá direito ao transporte gratuito. Já o estudante que solicitou remanejamento (mudança de escola) também deve solicitar a transferência do passe escolar para evitar bloqueio. O documento demora uma média de 40 dias para ser entregue. Quem tiver dúvidas sobre o Passe Escolar pode entrar em contato com o WhatsApp (22)966607-9046.

A solicitação já está movimentando alguns responsáveis, que estão aproveitando o recesso escolar para efetivar o pedido. É o caso de Nádia Maria de Souza, que acompanhou a filha Ana Sofia de Souza, estudante do 5º ano da Escola Municipal Paulo Freire. “Nos mudamos e moramos um pouco distante da escola. O passe escolar será fundamental neste ano letivo”, comentaram.

Para ter direito de utilizar o transporte público gratuito, o aluno deverá estar uniformizado e sempre munido do passe eletrônico. Para requerer basta o estudante apresentar, no Setor de Transporte, o passe e declaração específica da nova escola para o passe escolar. A Secretaria de Educação está atendendo pelo endereço eletrônico ouvidoria.educacao@macae.rj.gov.br.

Primeira via do cartão

Para o cadastro é exigida a certidão de nascimento ou documento de identidade do aluno (original), comprovante de residência (conta de luz ou telefone original) e declaração da escola direcionada para o passe escolar, com carimbo da unidade municipal de ensino e da direção (original). O estudante deve comparecer ao local para ser fotografado.

Segunda via do cartão

Para solicitar a segunda via, os documentos necessários são: certidão de nascimento ou documento de identidade do aluno (original), comprovante de residência (original) e declaração da escola específica para o passe escolar com carimbo da unidade escolar e da direção (original).


Fotos Relacionadas