O programa “Educação pela Paz”, da Secretaria Municipal de Educação, realizou o Workshop Educação pela Paz, na terça-feira (20), no Auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária. Durante todo o dia, diretores de 20 escolas da rede municipal de ensino, além de assistirem a apresentações e elaborarem propostas de ação, participaram de diversas atividades, como jogos cooperativos, danças circulares e exercícios de diálogo. Esta foi a segunda ação do programa que foi lançado durante o Encontro Municipal de Educação, realizado no início de fevereiro.
Esta é a segunda ação de um planejamento que foi elaborado pela câmara técnica do programa Educação pela Paz. Essa câmara foi formada para elaborar o programa e planejar as ações que serão realizadas ao longo dos anos. A primeira delas foi a elaboração do Caderno de Orientações, entregue as diretoras no dia do lançamento do programa. Além disso, durante o workshop, as diretoras têm a chance de apontar ações que indicarão os próximos passos que irão complementar o plano de ação que a câmara técnica elaborou, disse o secretário de Educação, Guto Garcia.
Durante a programação, que se estendeu das 8h às 17h, os diretores fizeram o exercício “Educar para que Paz?” (Nave de Noé), além assistirem a apresentação sobre os aspectos da educação para a paz. Eles ainda fizeram exercícios de diálogo, elaboraram propostas de ação/apresentação, atividades e, ao final do evento, uma avaliação do workshop.
- Desse workshop serão levantadas as ações que as diretoras querem implantar e também as ações exitosas das escolas delas que serão reforçadas. O objetivo é este. E, em breve, este workshop será oferecido para toda rede, não só para os diretores. Afinal, é importante olhar estes profissionais como ser humano integral, cuidando da qualidade de vida deles, afirmou a coordenadora do programa Educação pela Paz, Sônia Terezinha Gonçalves.
Por meio da apresentação do professor Róbson Santarém, os participantes puderam refletir com base nos princípios que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a ciência e a cultura (Unesco) definiram como educação para a paz e quais são os fundamentos deste processo. A intenção foi definir o perfil do educador e, a partir daí, instrumentalizá-lo, trazendo ferramentas pedagógicas que podem contribuir para que isso seja efetivado em sala de aula.
- A idéia é fazer um projeto interativo, onde ao final os educadores assumam a responsabilidade de que a paz é um processo permanente, de responsabilidade de todos nós. E como educadores esta responsabilidade se torna maior, pois nos temos que ser multiplicadores neste processo. Precisamos definir que paz é essa que queremos construir em Macaé quando falamos de educação pela paz. Esse é um projeto que queremos construir juntos – pontuou o facilitador.
Outro ponto alto do workshop foram os jogos cooperativos, que são instrumentos pedagógicos para ajudar os educadores a experimentar, aprender e levar isso para sala de aula: “Os jogo cooperativo é um jogo diferente dos demais, já que ao final todos ganham, ou seja, para eu ganhar, o outro precisa ganhar também. Acreditamos que somente a cooperação faz com que o trabalho se desenvolva. Usamos o jogo cooperativo como ferramenta para fazermos reflexões, já que através do lúdico as pessoas se mostram. Depois fazemos a transposição do que foi vivido no jogo para o dia a dia no trabalho”, explicou Lúcia Santarém.
Para Glória Ribeiro, diretora adjunta do Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro, a realização do workshop foi uma iniciativa importante: “Os caminhos são estes mesmos. Como escola, temos tudo nas mãos para promover uma transformação, através da mudança de atitude e do respeito. E com as orientações, temos um parâmetro, um caminho a seguir. O resultado será muito bom”, finalizou.
Equipe da Educação pela Paz - A partir da realização do workshop, a câmara técnica foi desfeita. Daqui para frente haverá uma equipe fixa para trabalhar neste programa, que contará com psicólogo, assistente social, professor de educação física, pedagogos, professor de educação em saúde e auxiliar administrativa.