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Educação Permanente: servidores do Cemaia I participam de aula Inaugural

08/06/2022 18:06:00 - Jornalista: Renatta Viana

Foto: Reprodução internet

A aula inaugural do Curso de Educação Permanente para servidores dos Serviços de Acolhimento - Cemaia’s foi realizada nesta quarta-feira (8) entre 9h às 11h, e faz parte de uma ação interinstitucional, desenvolvida pela Secretaria Adjunta de Ensino Superior (SEMAES) da Secretaria de Educação de Macaé (SEMED), através da Universidade Livre (Unilivre) e parcerias com o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Macaé, Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Macaé e o Ministério Púbico - 1ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Macaé.

O desenvolvimento do Curso se alinha aos parâmetros de Educação Permanente dos operadores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, registrados na Constituição Federal, art. 227, no Estatuto da Criança e do Adolescente e visa a capacitação dos conselheiros tutelares no desempenho das suas funções cotidianas e também, à discussão de casos práticos que possam contribuir para a atualização profissional.

Para a secretária adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon, o curso é de extrema importância para os servidores que desejam trilhar uma importante jornada de conhecimento e saberes num momento de troca, de desenvolvimento, ampliando as perspectivas para vida pessoal e profissional. “Considerando a Educação permanente como uma atividade institucionalizada que promove mudança institucional, fortalecimento das ações da equipe e transformações de práticas técnicas e sociais; o processo de avaliação será realizado através de atividades complementares como fóruns de trocas de experiências, trabalhos em grupos, por exemplo”, disse.

Alguns objetivos específicos a serem apresentados no curso são: contexto histórico da pesquisa da pediatra Emmi Pikler, com bebês e crianças pequenas; os princípios da abordagem Pikler ou pikleriana, com base na competência do bebê; a importância dos cuidados corporais com crianças institucionalizadas, compreendendo o lugar do adulto de referência, como relevante para a constituição psíquica da criança; e diferenciação das possibilidades de propiciar à criança sua autonomia, por meio do brincar livre, da atitude da estimulação precoce.

A professora do curso, Eliana Olinda Alves, é Doutora e Mestre em Psicologia pela UFF, Psico?loga do Tribunal de Justic?a do Rio de Janeiro, Professora do Curso de Especializac?a?o em Psicologia Juri?dica da PUC-Rio, Membro Fundadora da Associac?a?o Pikler Brasil e Membro de La Cause de Be?be?s. Ela explica que tomando como ponto de partida o pensamento da pediatra Emmi Pikler sobre os cuidados privilegiados com crianças em espaços coletivos, especialmente em instituições de acolhimento, a proposta desse Workshop é possibilitar uma reflexão sobre o cuidado e a educação de bebês e de crianças pequenas com aspectos indissociáveis na constituição psíquica desses sujeitos e construção de sua confiabilidade no ambiente.

“Para a pediatra, as relações emocionais estáveis se dão a partir da confiança estabelecida entre o adulto e a criança nos momentos dos cuidados privilegiados como: alimentação, higiene (trocas e o banho) e o sono. Nessa perspectiva, o propósito é oferecer também um manancial teórico-prático, decorrente das pesquisas de Emmi Pikler, para proporcionar aos profissionais do campo dos cuidados/educação de crianças, em espaços coletivos, ferramentas mais eficazes ao atendimento.”

Segundo Paulo-de-Tarso de Castro Peixoto, coordenador da Universidade Livre e do Laboratório de Emoções, Afetos, Sociedade & Subjetividades (LEMASS) da SEMAES, a realização do curso de Educação Permanente na Abordagem Pikler destinado aos servidores do Cemaia I é de uma relevância singular. “Este é um curso que abordará os processos de cuidados à primeira infância de forma teórica-prática, mas, trazendo aspectos sensíveis na lida com a subjetividade das crianças pequeninas. Fico imensamente feliz com o aceite da Eliana Alves em estar conosco neste trabalho, sobretudo, por conhecer a sua competência e sensibilidade na garantia dos direitos e ao cuidado ampliado à infância”, concluiu.

Lucas Bernardes, Promotor da 1ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Macaé (RJ) – Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, relatou que esta edição trouxe uma inovação importante e fundamental, o aprofundamento e especialização na abordagem Pikler, importante método para construção da autonomia das crianças ainda na primeira infância. “A qualificação da profissional responsável pelo curso, somada a expertise da UNILIVRE, trazem a certeza da excelência do conteúdo a ser ministrado, além de colaborar para o fortalecimento da parceria inter-institucional entre o Município e o MPRJ, através da 1ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Macaé”.

Jéssica Venanço, Coordenadora da Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade explica que a proposta de abordagem do método Pikler para o ano de 2022 será fundamental para pensarmos o desenvolvimento do nosso trabalho diante das particularidades que nele se apresenta. “Assim como conduzir a atuação dos profissionais de forma a estimular a autonomia, e a descoberta”.

O curso tem duração de sete meses e acontece uma vez por mês de forma online por meio da plataforma Google Meet.


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