A posse da Comissão de Convivência, biênio 2024/2025, que atua no projeto “Mediação de Conflitos” nas unidades escolares do Ensino Fundamental II e Médio, será realizada nesta terça-feira (30), às 9h, no auditório Claudio Ulpiano, da Cidade Universitária. O objetivo é prosseguir com as ações de políticas de combate à violência, além de oferecer cursos de capacitação aos componentes.
O projeto “Mediação de Conflitos” desenvolve trabalhos, desde 2018, com professores, alunos e outros profissionais da comunidade escolar. Existe um Termo de Cooperação celebrado entre a Secretaria Municipal de Educação de Macaé e o Ministério Público da Comarca de Macaé/RJ, com o intuito de planejar ações educativas visando à promoção do diálogo e da convivência respeitosa.
“A imparcialidade, a isonomia entre as partes, a confidencialidade e a boa fé são alguns dos princípios seguidos na atuação da mediação de conflitos. Cada unidade escolar do Ensino Fundamental II e Ensino Médio tem uma Comissão de Convivência que adota o diálogo como metodologia de mediação de conflitos para enfrentar de maneira amistosa as dificuldades individuais, interpessoais e institucionais, criando um entorno educativo, receptivo e seguro”, frisa a superintendente de Educação Inclusiva e Social, Janaina Pinheiro.