Com a proposta de desmitificar o ensino da Matemática e da Geometria, a rede municipal de ensino vai promover uma atividade especial na próxima quarta-feira (9). A ação, em comemoração ao Dia da Matemática, no seis de maio, está prevista para acontecer em todas as unidades municipais que contam com turmas do 6º ao 9º ano. A intenção da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, é aliar à arte ao ensino da disciplina.
Mais de 100 professores forma mobilizados pela Coordenação de Matemática da Secretaria de Educação para planejarem, durante os horários de atividades, aulas diferentes para marcar a data. Para isso, foram distribuídos materiais como cartazes que fazem alusão a artistas consagrados, como Tarsila do Amaral e Pablo Picasso. As telas servirão de inspiração para os profissionais, com a proposta de contribuir a orientação espacial dos alunos.
O objetivo é permitir que professores e alunos possam trabalhar mecanismos em que o ensino seja voltado para o lúdico, permitindo que o processo ensino-aprendizagem da Matemática seja mais prazeroso e se torne mais fácil. Para aprender Geometria, por exemplo, os alunos precisam investigar, explorar e experimentar, podendo, para isso, utilizar tanto objetos do cotidiano como materiais físicos e específicos da didática.
Desde que foi instituído o Dia da Matemática, pelo projeto de Lei nº 3.482 de 2004, as instituições de ensino do país aproveitam a data para desenvolver programações específicas.
No dia seis, a equipe da Coordenação de Matemática deve visitar algumas unidades municipais para conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos professores. De acordo com as coordenadoras de Matemática do 6º ao 9º ano, Norma Tanus e Vanessa Arenari, a expectativa é que a partir deste dia, os profissionais trabalhem Matemática interagindo com o abstrato e estimulando a criatividade:
- A finalidade é que o desenvolvimento de habilidades como noções de espaço, tamanhos e até mesmo raciocínio lógico sejam trabalhadas com o foco voltado para as Artes. Estratégias como estas, são sempre destacadas durante os cursos de Formação Continuada dos professores, destaca Vanessa.
Entre os objetivos principais do trabalho com a Geometria estão exploração do espaço e das formas, com a intenção de fazer apelo à criatividade, ao sentido estético do aluno, respondendo à sua natural e progressiva procura de equilíbrio e de harmonia, além da utilização de materiais e de instrumentos na construção e desenho de modelos geométricos que permitirão muitas descobertas e desenvolverão as capacidades de as relacionar, classificar e transformar.
Vale lembrar que Secretaria de Educação também vem trabalhando nos últimos dois anos junto aos diretores e professores, nos Laboratórios de Matemática, com atividades diferenciadas para ajudar os alunos a construírem os conhecimentos através da prática. Neste espaço, os alunos podem realizar atividades práticas, integradas ao conteúdo estudado, para que descubram que é possível aprender e desenvolver o gosto de aprender a disciplina. No total, são cinco laboratórios nas unidades da rede municipal, nas escolas Maria Letícia dos Santos Carvalho, Elza Ibrahim, Samuel Brust, Engenho da Praia e Oscar Cordeiro.