Com a proposta de aliar a educação às manifestações artísticas, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, está fechando os últimos detalhes para a realização do Literarte, projeto que acontece, desde 2005, na rede pública municipal de ensino. A edição deste ano terá como tema o “Centenário de Jorge Amado” e vai retratar a vida e a obra do escritor baiano. O evento acontecer, na próxima quinta-feira (19), na Praça Veríssimo de Mello, das 8h às 16h.
O Literarte vai contar com a participação de estudantes das unidades da Educação Infantil e Ensino Fundamental. O cronograma da programação será anunciado pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação.
Segundo a Secretária de Educação, Marilena Garcia, o Literarte envolveu professores e alunos, através de pesquisas e estudos dirigidos diante das disciplinas de Geografia, Língua Portuguesa e Artes.
- A educação e a cultura estão muito ligadas. O projeto Literarte é uma ação interdisciplinar e integradora que visa socializar o aluno com o mundo. Além disso, homenagear o centenário de Jorge Amado é importante pela relevância das suas obras para a literatura brasileira, ressalta.
Antes da realização do evento, os professores e equipes pedagógicas das escolas municipais trabalharam nas salas de aula com o foco principal na vida e obra de Jorge Amado. O resultado disso é que, durante o Literarte, alunos das unidades participantes, pais e responsáveis, além do público de percorrerem a praça, poderão assistir apresentações de dança, música, artes plásticas e cartazes produzidos pelos estudantes.
Segundo a subsecretária de Educação na Cultura, Saúde, Esporte e Meio Ambiente, Cláudia Márcia Alves, a feira será marcada por um momento envolvendo exposições de trabalhos nos estandes e palco montado: “O Literarte, além de incentivar a arte e a literatura, valoriza o talento dos alunos da rede municipal”, afirma.
A data em que será realizado o Literarte é alusiva ao Dia do Índio (19 de abril). No entanto, a subsecretária Cláudia Márcia Alves lembra que a programação voltada para destacar a trajetória do índio no Brasil será realizada entre os dias 2 e 4 de maio, também na Praça Veríssimo de Mello, com palestras, oficinas de vivências e apresentações culturais.
O projeto, que será desenvolvido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem o objetivo de trabalhar a interdisciplinaridade e a abordagem de temas voltados à cultura indígena:
- O projeto voltado para o Dia do Índio segue a abordagem da a Lei 11.645, de 11 de março de 2008, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena - finaliza.