Foto: Nathalia Novaes
Mesmo de forma virtual, a garotada e os familiares ganharam atenção especial nas escolas municipais
Estreitar os vínculos é uma das orientações da rede municipal aos pais e responsáveis pelos 12 mil estudantes da Educação Infantil das 61 escolas que atendem o segmento. Com a suspensão das atividades presenciais, em função do distanciamento social, a dica da Secretaria de Educação para gestores, profissionais e familiares dos alunos é que o ano letivo seja marcado pelo acolhimento.
Neste retorno, mesmo de forma virtual, a garotada e os familiares ganharam atenção especial nas escolas municipais. Samuel, de 4 anos, participou da primeira semana virtual de volta às aulas. Aluno do Pré I da Escola Municipal de Educação Infantil Leda Lêdo Esteves, ele se mostrou animado. "Gosto de estudar", contou, acompanhado pelos pais Geise e Arilson Gonçalves.
As sugestões das atividades não presenciais poderão ser encontradas em grupos de whatsapp com os pais. Também são disponibilizadas orientações e conteúdos no e-book, livreto digital que visa contribuir e enriquecer as possibilidades educativas, auxiliando as famílias durante a quarentena e o tempo necessário de suspensão das aulas.
Com o tema “Uma conversa com as famílias, como contribuir com a educação das crianças em tempos de pandemia?", a ferramenta virtual está disponível no site https://www.educacaoinfantilmacae.com.br/. O segmento infantil também vai disponibilizar vivências impressas, cronogramas e conteúdos nas redes sociais das escolas municipais, com novidades semanais online e estratégias que visam manter o vínculo afetivo com as famílias e garantir o atendimento aos alunos.
A indicação da Superintendência de Educação Infantil para as escolas é reforçar as interações das crianças e famílias e também tratar da montagem e entrega dos kits pedagógicos e do planejamento das vivências. "O período de adaptação, no início do ano letivo, acontece quando estamos presentes fisicamente em um espaço e precisamos transitar entre rotinas, ambientes e sujeitos desconhecidos de nosso cotidiano. Com o distanciamento social, precisamos ter o olhar e a escuta para o acolhimento às famílias, à comunidade escolar e às crianças", ressalta a Superintendente de Educação Infantil, Mariana Duarte.
A Superintendência de Educação Infantil também elaborou um documento para os professores destacarem estratégias da semana para rotina permanente, vivências em foco (atividades que deverão ser vivenciadas pelas crianças em suas residências) e registros (relatos sobre comportamentos e conhecimentos evidenciados durante as vivências).