logo

Educação promove curso de Educação Especial

27/03/2007 11:20:05 - Jornalista: Simone Noronha

A Secretaria de Educação de Macaé promove neste sábado (31), das 9h às 13h, a aula inaugural do curso de formação de professores e profissionais para atender aos alunos com necessidades especiais. A aula inaugural, no auditório da Faculdade de Filosofia (Fafima) será ministrada pela professora Mônica Pereira dos Santos, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e doutora em Psicologia e Educação de Necessidades Especiais. O curso, gratuito, ainda tem vagas. As inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria, na sala 41.

“O curso faz parte do programa de capacitação profissional da Secretaria de Educação”, disse a secretária de Educação, Milmar Pinheiro. O curso, que começa no próximo dia 13, será ministrado por profissionais do Instituto Helena Antipoff , considerado referência em educação especial no país. Criado há 31 anos, o Instituto é responsável pela educação especial da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. O Instituto produz conhecimentos em educação especial e confecciona recursos multissensoriais, que contribuem para a atualização permanente dos professores e desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
O curso será dividido em cinco módulos, com aulas sempre as sextas e sábados. No Módulo um (dias 13 e 14) será abordado o tema “ Breve histórico sobre o Processo de Integração e o Processo de Inclusão”, com a professora Janaína Abdalla. O segundo Módulo (dias 27 e 28), será discutido o tema “Documentos norteadores da Escola Inclusiva”, com a professora Ana Cristina Menezes.

Nos dias quatro e cinco de maio, a psicóloga Mariângela Monteiro, da PUC-RJ, apresenta o tema “Contribuições de Vygostsky para a Educação Especial”. O quarto módulo discute “Necessidades Educacionais Especiais e Adaptações curriculares”, com Ana Cristina Menezes, nos dias 18 e 19. Encerrando o curso, nos dias primeiro e dois de junho, o quinto módulo debate o tema “A avaliação na prática pedagógica segundo o referencial histórico- cultural”, com Valéria Cunha.