logo

Educação promove curso de formação para gestão dos programas do livro FNDE/MEC

17/03/2011 09:14:09 - Jornalista: Assessoria Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, na quarta-feira (16), em dois horários (9h e 14h), o curso de formação “Gestão dos Programas do Livro FNDE/MEC”. Voltado a professores, diretores e coordenadores do Programa Nacional do Livro Didático das escolas da rede municipal, a ação teve por objetivo capacitar estes profissionais para a utilização do Sistema de Controle de Remanejamento e Reserva Técnica (Siscort). Eles foram orientados sobre todos os procedimentos para a inserção de dados das escolas, consultas e remanejamento de livros no sistema.

O Siscort facilita o controle e o registro dos livros e a utilização da Reserva Técnica, além de ser útil para o controle gerencial e a transparência na execução do Programa Nacional do Livro Didático em Macaé.

- O Siscort permite verificar a disponibilidade de livros nas unidades de ensino mais próximas e registrar possíveis sobras para doação, atendendo às necessidades de livros para os alunos da rede municipal. Não temos alunos com falta de livro no município de Macaé, porque nas reuniões os coordenadores recebem todas as orientações e na secretaria eles recebem todo apoio necessário, explicou a coordenadora do curso, Roze Tomaz.

Durante a reunião os professores, diretores e coordenadores presentes puderam tirar todas as dúvidas relativas ao programa do Livro Didático. O objetivo foi apontar a seleção dos livros escolares a serem utilizados nas salas de aula, abordando ainda ações de preservação do material e suas iniciativas. Além do Siscort, entre os temas abordados estiveram: distribuição do livro pelos Correios, monitoramento e entrega dos livros didáticos aos alunos, Livros Consumíveis, Reserva Técnica e explicação sobre o que é o inventário.

- O principal objetivo foi orientar os coordenadores para o recebimento e a distribuição dos livros para que os alunos os utilizem em 2011. Além disso, também foi feito um trabalho de orientação com relação à campanha “Livro Didático: Devolver é Legal” para recebimento, conservação e devolução por parte do aluno, em atendimento a resolução 60 do FNDE, que normatiza todo trabalho a ser desenvolvido pelo Programa do Livro, informou a outra responsável pelo curso, Márcia Mendonça.

Márcia ainda aproveitou para dizer que o município também conta com um sistema próprio para cadastro dos livros didáticos: “Em Macaé, além do Siscort, temos o inventário, onde os coordenadores podem disponibilizar todos os volumes que podem ser remanejados (trocados) a nível interno. Até mesmo ao final da reunião, entre os coordenadores é feita a troca dos livros, o que comprova que o sistema funciona e que a Semed está primando pela excelência neste trabalho”, completou.

Outras reuniões serão promovidas pela secretaria ao longo do ano e a próxima já tem data para acontecer. Será no dia 05 de abril, quando novamente, após o inventário ser preenchido, os coordenadores poderão realizar um novo remanejamento baseado no documento.