Para intensificar as ações da Secretaria de Saúde de Macaé que visam eliminar a dengue no município, a prefeitura está unindo forças no combate ao mosquito transmissor da doença. Uma das grandes aliadas é a Secretaria de Educação (Semed) que irá promover, dia 25, o Dia D de combate a Dengue, a partir das 7h30, no Horto Municipal, na Estrada do Imburo. O evento é destinado para monitores de Saúde, Meio Ambiente, Cultura, da Escola de Horário Integral e Gestores da Secretaria de Educação. Uma das ações é a Oficina para confecção de uma mosquiteca feita de garrafa pet.
A secretária municipal de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, diz que o objetivo é explicar e conscientizar os profissionais sobre como evitar a proliferação do mosquito. “Esses ensinamentos serão e realizados de forma prática por profissionais da equipe de Zoonoses e da Saúde Coletiva. Todos vão ter contato com os possíveis criadouros do mosquito para identificá-los. Esse aprendizado será repassado aos alunos da Rede Municipal de Ensino”, explica.
A subsecretária da Cultura, Esporte, Saúde, Meio Ambiente. Conceição Maria Rosa, informa que no final do treinamento, os profissionais envolvidos irão aprender a confeccionar uma mosquiteca. “O biólogo da Secretaria de Educação estará ensinando a confeccionar essa armadilha, que é feita com garrafa pet, e explicando como ela deverá ser utilizada. Esses profissionais terão que levar esse ensinamento aos alunos, ou seja, cada aluno deverá confeccionar a sua e levar para sua casa, a fim de capturar o mosquito”, conta Conceição, lembrando que a Secretaria de Educação acompanhará todo o processo de confecção das armadilhas e seus resultados.
Para a Secretária de Educação, Marilena Garcia, somente com a conscientização e participação efetiva da sociedade é que a dengue será eliminada. “Sabemos que por mais que o poder público faça a sua parte, não conseguiremos eliminar o mosquito se não tivermos a participação de todos. Todas as casas têm que estar livres de possíveis criadouros, caso contrário nosso esforço será em vão. Estamos ajudando a Secretaria de Saúde, educando e conscientizando os alunos o tempo todo. Dengue se elimina com conscientização e participação de todos”, declara Marilena.