logo

Educação promove encontros de professores e gestores

01/02/2007 17:25:59 - Jornalista: Cesar Dussac

A Secretaria de Educação de Macaé promove o Primeiro Encontro de Gestores ( diretores, diretores adjuntos e equipe técnica) e o Segundo Encontro Municipal de Professores da Rede Municipal de Ensino, nesta sexta-feira, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, com abertura, respectivamente, às 8h e 14h30.

O credenciamento dos gestores se inicia às 7h30m, com abertura solene prevista para 8h. De 8h30 às 12h30, o assessor de instituições de ensino básico ao superior, de Sistemas de Ensino e Redes Públicas de Educação, Marcos Ferraz, profere a palestra “Administradores ou Gestores Escolares: competência de administrar ou liderar?”.

O encontro de professores, que engloba os demais profissionais da Educação, tem o credenciamento marcado para 13h30m e abertura solene prevista para 14h30m. Às 15h, terá início a palestra “Nova Escola, Novo Aluno, Novo Professor e muitos Desafios”, a cargo do consultor e professor da Universidade Sebrae de Negócios na área da Educação e Redes Colaborativas Max Gunther Haetinger, que também presta consultoria à Microsoft Educação Brasil para Informática na Educação. O coral Som e Vozes, do Ciep 455 Municipalizado Maringá vai se apresentar na abertura.

A programação prossegue segunda-feira (5), dirigida aos profissionais da Educação Infantil, no Teatro Municipal. De 8h ás 10h, e 14h às 16h, o consultor pedagógico, articulista , e editor de conteúdos para a Internet, Luiz Carlos Rischbieter (Luca), profere a palestra “A Educação Infantil; uma referência para (re)pensar toda a escola, até o Ensino Médio?”. De 10h às 12h e das 16h às 18h, “A arte de contar histórias” estará a cargo do escritor, formado em Língua e Literatura Portuguesa, pela PUC-SP, Jonas Ribeiro Gonçalves da Silva.

Na mesma data (5), os professores do Ensino Fundamental e Médio participarão do evento nos auditórios do Centro Municipal de Convenções Jornalista Roberto Marinho. De 8h às 10h, no auditório A, a pesquisadora visitante na Uerj, Rosita Edler Carvalho, fará a palestra “Educação Inclusiva como remoção de barreiras para a aprendizagem”, que será reapresentada no mesmo local de 16h às 18h.

De 10h30m às 12h e de 14h às 15h30m, no auditório A, a palestra “O que é necessário para que o aluno aprenda? Resgatando a alfabetização docente” será apresentada pelo diretor e consultor pedagógico do Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica Libertad- São Paulo/ SP, Celso Vasconcelos.

No auditório B, de 8h às 12h, o pró-reitor acadêmico do Centro Universitário Uniabeu – RJ, Júlio César Furtado, profere a palestra “O desafio de promover a aprendizagem significativa em sala de aula”.

Segundo a secretária Milmar Pinheiro, a realização das palestras tem por objetivo atualizar os profissionais do município. “Nos dias atuais, os profissionais de todas as áreas precisam acompanhar a evolução tecnológica, e essa é uma das constantes preocupações do prefeito Riverton Mussi, que também é professor. A educação tem que se adequar aos novos tempos e rever o papel da escola, dos educadores, professores e alunos, todos atores envolvidos diretamente nesse processo, em constante mutação”, concluiu.