logo

Educação promove encontros sobre Livro Didático

26/03/2007 15:50:37 - Jornalista: Simone Noronha

A Secretaria de Educação de Macaé está realizando até abril uma série de encontros com as equipes técnicas das escolas municipais para capacitar os profissionais que trabalham diretamente com a distribuição dos livros didáticos encaminhados pelo Ministério da Educação. Macaé recebeu este ano 65.165 livros didáticos, que estão sendo distribuídos em 84 escolas.

De acordo com a coordenadora do Programa do Livro Didático, Roze Mary Tomaz, o principal objetivo dos encontros é capacitar os profissionais para desenvolver projetos junto aos alunos. “Nossa meta é de que no final do ano sejam devolvidos o maior número de livros possível”, explicou.

Os encontros acontecem pelo menos uma vez por semana, unindo profissionais das cerca das escolas de nível fundamental e médio. “Discutimos desde a logística de distribuição até o uso do SISCORT, que é o sistema eletrônico de controle, remanejamento e reserva técnica dos livros”, disse a coordenadora. Segundo ela, o MEC nem sempre manda a quantidade de livros necessária para cada escola. “Por isso, temos que fazer remanejamentos, e tudo deve ser muito bem controlado, já que os livros devem ser devolvidos no final de cada ano letivo”, comentou.

No encontro desta segunda-feira, as equipes discutiram os projetos desenvolvidos em 15 escolas durante o ano passado, com o objetivo de estimular os alunos a cuidar bem do seu livro e devolvê-lo em bom estado no final do ano letivo. Nos encontros, são discutidos assuntos como as ações para minimizar as perdas de livros e a distribuição correta dos livros aos alunos. “Neste caso, por determinação do Ministério da Educação, são os pais que assinam um termo de responsabilidade, se comprometendo a entregar o livro em bom estado no final do ano. Felizmente, nosso trabalho está dando certo: a maioria dos livros é devolvida à escola”, disse a coordenadora.