Educação promove reunião entre diretores

19/01/2016 17:17:00 - Jornalista: Joice Trindade

Diretores e adjuntos da rede municipal participaram na manhã desta terça-feira (19) da primeira reunião de dirigentes do ano. O encontro, realizado no auditório do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos (SEMARH). A biometria será utilizada pelos profissionais da rede municipal no próximo dia 15 de fevereiro (data da volta às aulas). A intenção é permitir um acompanhamento mais efetivo do cumprimento da frequência e do horário de trabalho.

Todas as dúvidas quanto à biometria devem ser encaminhadas para o endereço eletrônico pontobiometrico.semarh@macae.rj.gov.br. A novidade é que o acesso ao Sistema Descentralizado de Gestão Informatizada (SDGC) será aberto aos diretores das escolas municipais, que receberão senhas e participarão de reuniões específicas para saber manusear o sistema e melhor atuar nas unidades municipais.

Já os servidores da Educação que ainda não se cadastraram devem comparecer das 8h às 17h, na unidade permanente que funciona na Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos, no primeiro andar do Centro Administrativo Luís Osório. Além disso, os servidores que trabalham nas unidades situadas na Serra terão um cronograma específico para cadastro, que ainda será anunciado.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, mesmo com o cadastro biométrico o calendário escolar deve ser respeitado. "A rede municipal tem um cronograma diferenciado de atuação que deve ser levado em consideração para melhor atender aos estudantes", ressaltou.

A apuração da frequência dos servidores da rede municipal será avaliada pela comissão responsável pelo ponto biométrico em parceria com a Secretaria de Educação para tratar de questões específicas. Uma delas será o atendimento à Lei Federal 11.738/2008, que garante aos professores o direito de usar um terço de sua carga horária para atividades de planejamento. Diante do sistema de biometria, todas as atividades referentes à lei de um terço deverá ser devidamente registrada.

A previsão legal estabelece que dois terços da carga horária dos professores devem ser utilizadas em atividades de interação com os estudantes, como atividades em sala de aula, e que um terço da jornada deve ser cumprida com atividades de planejamento e formação dos professores, que pode ser em local de livre escolha.