Foto: Moisés Bruno
Objetivo foi estimular a criatividade e o pensamento crítico dos participantes
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Macaé promoveu neste sábado (18), na Cidade Universitária, o evento Scratch Day – “Janela do Futuro” no #Inovareaprender. O objetivo foi estimular a criatividade e o pensamento crítico dos participantes, por meio de uma perspectiva sobre o mundo fora da janela, baseada na obra “Da minha janela” de Otávio Júnior.
Alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental participaram, além de alunos da educação infantil, professores e profissionais da educação de inclusão. Alunos do Ensino Médio ofereceram oficinas. O universitário Bernardo Hermida, que participa do #Inovareaprender, mostrou para as crianças o pensamento computacional através de atividades desplugadas.
Paulo Davi e Isac Moraes, do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, escolheram o tabuleiro da Amazônia, que tem como animal representativo o boto rosa.
- Existem várias formas de trabalhar o pensamento computacional com atividades que não são online como esse jogo de tabuleiro feito no laboratório com cortadora a laser. Conseguimos desenvolver várias situações que são desenvolvidas em programas virtuais – explicou Bernardo.
"Conforme o Scratch anda pelo tabuleiro, vai resgatando o boto cor de rosa", citou Isac. “Adorei o tabuleiro”, disse Paulo Davi.
Abner dos Santos promoveu para os alunos uma oficina de construção de robôs.
“Além disso, atividades como essa estimulam a criatividade, a colaboração e o trabalho em equipe, competências essenciais para o sucesso profissional no mundo atual. Estamos muito felizes com o resultado do evento e continuaremos investindo em iniciativas como essa para proporcionar uma educação de qualidade e inovadora para os nossos alunos”, pontuou.
Evento faz o uso do Scratch na educação e cultura maker
“É muito bom para iniciar a criança no pensamento lógico”, explicou. O professor da UFRJ, Tiago Lima, ensinou para os alunos questões relacionadas à química e computação por meio de um programa de computador. “É muito mais atrativo do que só falar em sala de aula porque existe a narrativa eletrônica”, definiu, sob os olhares atentos dos alunos Álvaro, Ícaro, Erick e Luís Miguel.
A partir das 13h, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos pelos alunos durante a exposição, que ficou aberta até as 18h. Além disso, diversas oficinas foram realizadas, como a de Game com Scratch, Scratch com Microbit, Scratch Desplugado e Scratch Júnior - com foco em contação de história. Para os interessados em tecnologia, a experiência imersiva em Realidade Virtual oferecida pelo HUB-NF UFRJ foi um dos destaques.
- Este trabalho desafia nossas noções preconcebidas de realidade e percepção através das lentes do nosso entorno. Ao integrar os conceitos do livro em atividades práticas de codificação usando Scratch, os participantes têm a oportunidade de explorar a narração de histórias, a resolução de problemas e a colaboração de uma forma dinâmica e envolvente. Este evento não só incentiva os alunos a desenvolverem as suas competências digitais, mas também promove uma apreciação mais profunda da literatura e da expressão criativa – destacou Luemy.
‘Da Minha Janela’: uma reflexão inspiradora sobre a vida na favela através dos olhos de Otávio Júnior
- Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e aprendizados durante o dia, além de aproveitarem para interagir com os projetos e tecnologias apresentadas – ressaltou Luemy.