Educação promove Scratch Day Janela do Futuro no #Inovareaprender

18/05/2024 20:18:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Moisés Bruno

Objetivo foi estimular a criatividade e o pensamento crítico dos participantes

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Macaé promoveu neste sábado (18), na Cidade Universitária, o evento Scratch Day – “Janela do Futuro” no #Inovareaprender. O objetivo foi estimular a criatividade e o pensamento crítico dos participantes, por meio de uma perspectiva sobre o mundo fora da janela, baseada na obra “Da minha janela” de Otávio Júnior.

 Alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental participaram, além de alunos da educação infantil, professores e profissionais da educação de inclusão. Alunos do Ensino Médio ofereceram oficinas. O universitário Bernardo Hermida, que participa do #Inovareaprender, mostrou para as crianças o pensamento computacional através de atividades desplugadas.


- Existem várias formas de trabalhar o pensamento computacional com atividades que não são online como esse jogo de tabuleiro feito no laboratório com cortadora a laser. Conseguimos desenvolver várias situações que são desenvolvidas em programas virtuais – explicou Bernardo.

Paulo Davi e Isac Moraes, do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, escolheram o tabuleiro da Amazônia, que tem como animal representativo o boto rosa.

"Conforme o Scratch anda pelo tabuleiro, vai resgatando o boto cor de rosa", citou Isac. “Adorei o tabuleiro”, disse Paulo Davi.

 


 

Para a secretária de Educação Básica, Michelle Macedo, eventos como o Scratch Day são fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes, pois permitem que eles explorem novas formas de aprender e de pensar.

“Além disso, atividades como essa estimulam a criatividade, a colaboração e o trabalho em equipe, competências essenciais para o sucesso profissional no mundo atual. Estamos muito felizes com o resultado do evento e continuaremos investindo em iniciativas como essa para proporcionar uma educação de qualidade e inovadora para os nossos alunos”, pontuou.

Abner dos Santos promoveu para os alunos uma oficina de construção de robôs.

“É muito bom para iniciar a criança no pensamento lógico”, explicou. O professor da UFRJ, Tiago Lima, ensinou para os alunos questões relacionadas à química e computação por meio de um programa de computador. “É muito mais atrativo do que só falar em sala de aula porque existe a narrativa eletrônica”, definiu, sob os olhares atentos dos alunos Álvaro, Ícaro, Erick e Luís Miguel.

Evento faz o uso do Scratch na educação e cultura maker
De acordo com a designer educacional e coordenadora de Robótica Educacional, Inovação e Cultura Maker, Luemy Ávila, o evento foi direcionado a alunos, educadores e comunidade aberta, com as diversas atividades ligadas ao Scratch.

Luemy Ávila lembrou que o #inovareaprender faz parte do Scratch Education Collaborative (SEC), que é uma rede mundial, ligada ao MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), empenhada em expandir o acesso a ferramentas e recursos de computação criativa para crianças, jovens e educadores em todo o mundo através do Scratch.

- Este trabalho desafia nossas noções preconcebidas de realidade e percepção através das lentes do nosso entorno. Ao integrar os conceitos do livro em atividades práticas de codificação usando Scratch, os participantes têm a oportunidade de explorar a narração de histórias, a resolução de problemas e a colaboração de uma forma dinâmica e envolvente. Este evento não só incentiva os alunos a desenvolverem as suas competências digitais, mas também promove uma apreciação mais profunda da literatura e da expressão criativa – destacou Luemy.

A partir das 13h, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos pelos alunos durante a exposição, que ficou aberta até as 18h. Além disso, diversas oficinas foram realizadas, como a de Game com Scratch, Scratch com Microbit, Scratch Desplugado e Scratch Júnior - com foco em contação de história. Para os interessados em tecnologia, a experiência imersiva em Realidade Virtual oferecida pelo HUB-NF UFRJ foi um dos destaques.

- Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e aprendizados durante o dia, além de aproveitarem para interagir com os projetos e tecnologias apresentadas – ressaltou Luemy.

‘Da Minha Janela’: uma reflexão inspiradora sobre a vida na favela através dos olhos de Otávio Júnior
O livro "Da Minha Janela", do escritor brasileiro Otávio Júnior, oferece uma reflexão sobre o cotidiano da favela onde reside, visto pelas lentes do que observa de sua janela. Esta perspectiva incentiva os leitores a contemplarem a sociedade de uma forma pensativa e lúdica a partir de um ambiente periférico.

Por meio de suas palavras, o autor convida os leitores a olharem pela janela de suas almas e mergulharem em temas de amor, perda e autodescoberta. Cada página está repleta de imagens que capturam a essência das alegrias e lutas da vida. O livro leva os leitores a uma viagem sincera pela experiência humana, proporcionando conforto e inspiração a quem se atreve a espreitar as suas páginas.

O que é Plataforma Scratch
Plataforma Scratch é uma ferramenta educacional projetada para ensinar a crianças e iniciantes os fundamentos da programação de uma forma divertida e envolvente.

Desenvolvido pelo Lifelong Kindergarten Group do MIT Media Lab, esta plataforma usa uma linguagem de codificação baseada em blocos que permite aos usuários criar histórias, jogos e animações interativas sem a necessidade de experiência prévia com linguagens de programação tradicionais.

POLIVALENTE - Já na Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira, na sexta-feira (17), na aula de Robótica, foi realizada uma videochamada com representantes do Limitless Space Institute, responsável pelo programa de exploração espacial que a Escola Polivalente está participando. Os alunos apresentaram a proposta de experimento, que concorre com outros professores do Brasil e da Nigéria, onde a melhor ideia será enviada para testes na Estação Espacial Internacional.