Refletir sobre o processo de adaptação e incentivar a vocação para o ensino. Esta é a proposta da Secretaria Municipal de Educação (Semed) durante a realização da Semana Pedagógica que acontece de 8 a 12 de novembro, no Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga. O evento é uma realização dos alunos do curso de Formação de Professores e envolve palestras, apresentação de monografia, oficinas pedagógicas, filme e teatro.
A realização da semana foi proposta pelas educadoras Silaine Ferreira, da Coordenação do Ensino Médio da Semed e Rita de Cássia Barbosa, diretora da escola. “Nós temos aqui no colégio a única turma de Formação de Professores de toda a rede municipal. Queríamos oferecer aos alunos oportunidade para sacudir a rotina da escola enquanto se pensa o que é ser professor”, explica Silaine.
O colégio atende cerca de 50 alunos em Formação de Professores, onde nos dois últimos anos do curso fazem estágio remunerado. “No estágio eles procuram adaptar o que aprenderam na teoria pedagógica para a prática na sala de aula, a partir do contexto encontrado nas comunidades da Serra”, diz Rita. “A Semana Pedagógica quer ser mais uma ferramenta para auxiliar nossos alunos a vencerem este desafio”, complementa Verônica, professora de Filosofia e Sociologia da Educação do curso.
A Semana Pedagógica, contará com as seguintes palestras: “Tecnologias na Educação”, “Situações Didáticas e de Leitura”, assuntos que são bastante discutidos entre eles. Josiele, do 2º ano do curso, acredita que “ser professor com o uso das novas tecnologias na educação, facilita e melhora o modo de aprender, pois o computador tem mais facilidade de nos mostrar as coisas do que um livro. Os alunos terão mais facilidade de aprender, agir e pensar. Assim poderemos ajudá-los a compreender melhor as coisas”.
Para Stephany, do 3º ano, a tecnologia é importante, mas os relacionamentos também: “Não adianta querer pensar que a criança aprende só na escola o que você passa para ela. Ela é formada por aí, influenciada pelo conviver. O conviver nada mais é para mim, do que a base estrutural do aprender e se identificar. Precisamos estar atentos a tudo o que fazemos e dizemos”, conclui a aluna.
O Secretário de Educação, Guto Garcia, afirmou que o encontro pretende ainda ampliar a qualificação dos futuros professores no município, levando ao conhecimento dos mesmos as reais necessidades da profissão. “É justamente para auxiliar os alunos a formularem essa consciência crítica no ensino/aprendizado que a Semana Pedagógica está sendo realizada. Queremos que nossos educadores macaenses tenham conhecimento da importância de se aprofundar nas questões pedagógicas”.
Programação
Segunda-feira (08)
8h – Abertura
Hino Nacional e Hino de Macaé
8h30 - Palestra com a professora Silaine Matos Ferreira, coordenadora da Ensino Médio - Semed
Tema: Profissão: Professor – E daí?
Refletir a questão da profissão-professor/educador numa dimensão crítica, pensando a necessária reflexão sobre a prática. Abordará a questão da escola como lugar de exercício profissional e intelectual que exige de seus agentes saberes e fazeres específicos na perspectiva de ser um professor mediador e de que a mediação aluno - conhecimento - aprendizagem é a razão de ser da docência competente.
9h30– Intervalo
10h – Apresentação da peça teatral “A Bruxinha que era Boa”, de Ana Maria Machado”, com participação dos alunos da 2º série do Curso de Ensino Médio na Modalidade Normal do C.E.M. Raul Veiga, organizado pela professora Elinete Silva de Oliveira.
12h - Almoço
Terça-feira (09)
8h – Palestra com a professora Ilma Horsth, coordenadora de Alfabetização da Semed
Tema: Situações Didáticas e Leitura na Educação
Apresentar situações do cotidiano escolar que alfabetizam letrando.
9h30 – Intervalo
10h - Apresentação da peça teatral “O Reizinho Mandão”, de Ruth Rocha, com a participação dos alunos do 3º ano do Curso de Ensino Médio na Modalidade Normal do C.E.M. Raul Veiga, organizado pela professora Elinete Silva de Oliveira.
12h - Almoço
Quarta-feira (10)
8h – Palestra com o Professor Alex Bogado
Tema: Tecnologias na Educação
Considerando a necessidade do desenvolvimento de competências para: analisar e resolver problemas, criar situações de integração de mídias e tecnologias na realidade de sala de aula, elaborar e desenvolver projetos e atividades que integram conhecimentos de distintas áreas do saber e as tecnologias e mídias disponíveis, inclusive as novas tecnologias de informação e comunicação este tema pretende possibilitar a tomada de consciência para compreender as várias dimensões do uso pedagógico das novas mídias e tecnologias, favorecendo a reconstrução das práticas educativas.
9h30 – Intervalo
10h – Filme:”Berço da Desigualdade” Fotos de Sebastião Salgado e Texto de Cristóvão Buarque
Dinamizadora: Gabriela Delgado, Orientadora Pedagógica do C.E.M. Raul Veiga.
12h - Almoço
Quinta-feira
8h – Apresentação do trabalho de conclusão de Curso dos alunos do 4º Ano do Curso Normal do Colégio Estadual Luiz Reid.
Parâmetros Curriculares Nacionais – 1º ao 5º ano (Simone Monteiro/Marcela de Oliveira)
9h30 – Intervalo
10h – Oficina de Arte com a Professora Valéria Cardoso Siqueira
Tema: “Arte de 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental”
Observação do fazer artístico por meio do uso de materiais diversos e suas reações.
12h – Almoço
Sexta-feira
8h – Palestra com o orientador pedagógico Demétrius Lima, assessor pedagógico da Semed.
Tema: Avaliação no cotidiano escolar.
Contribuições da Avaliação para o processo de ensino-aprendizagem.
9h30 – Intervalo
10h – Avaliação do Encontro com elaboração de relatórios sobre a Semana Pedagógica - professora Elinete Silva de Oliveira
11h – Encerramento