A Secretaria Municipal de Educação atinge, neste mês, a meta de formar 500 servidores em cursos de qualificação. A previsão é que, até o final do ano, seja superado o número de 3.612 funcionários qualificados em 2009. O programa tem a finalidade de utilizar os conhecimentos produzidos na Cidade Universitária em benefício do cidadão, que receberá um atendimento de mais qualidade do servidor público.
Os cursos oferecidos são de diversas áreas: educação, saúde, defesa civil, informática e administração. Alguns dos que estão acontecendo neste semestre tem a possibilidade de serem repetidos no próximo, devido à demanda dos servidores e também da comunidade. Entre esses estão o Informática Básica; Informática Intermediária; Atualização em Língua Portuguesa e o “Para Além do Brincar”, voltados para profissionais da Educação Infantil.
A vice-prefeita e secretaria de Educação, Marilena Garcia, explica que aperfeiçoando o servidor à população se beneficia com um melhor atendimento. “Assim todos saem ganhando com os conhecimentos gerados pelo ensino superior, a partir da Cidade Universitária. O profissional é valorizado e a comunidade recebe um atendimento mais especializado. Vamos superar o número de formações do ano passado, que passaram de três mil”, disse.
Alguns cursos começam nesta semana, com o “Atualização em Enfrentamento da Violência e Defesa dos Direitos na Escola”, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ou já na próxima, como o “Atualização em Medidas Socioeducativas”, junto ao Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro (Degase).
Na próxima quinta-feira (20), tem início palestras voltadas para os profissionais de apoio das escolas da rede municipal de ensino e aberto à comunidade, “Sou peça fundamental nesta engrenagem chamada escola”. Serão duas turmas com 60 vagas em cada. Ainda há vaga para a de quinta-feira, das 14h às 17h. Estão esgotadas as vagas para a turma do dia 29.
Os interessados ainda podem se inscrever para os cursos: Formação de Monitores de Parque (50); Auxiliar Administrativo - Jovens do Programa Nova Vida (60); Adolescentes: Um olhar multidisciplinar (30); Educação de Jovens e Adultos e o Mundo do Trabalho (50) e A Educação do Campo frente às mudanças atuais (50).
Também estão sendo feitas reservas para os grupos de estudos "Cuidados na primeira infância: físico e emocional", "Linguagem" e "Economia Popular e Solidária: Intersetorialidade das Políticas Públicas", com 20 vagas cada; para a mesa redonda "Universidade e Escola Básica: pesquisa, currículo e formação" e para a palestra "Bullying: Não é brincadeira". Esses oferecendo 200 vagas cada. Ainda haverá os seminários “Para Além do Brincar, em 17 de junho, das 17h30 às 20h, e “Sexualidade Infantil”, em 28 de junho, no mesmo horário.
As ementas dos cursos oferecidos estão disponíveis no site www.funemac.edu.br. As inscrições são efetuadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na Secretaria de Pós-Graduação e Extensão, localizada no 3° andar do prédio da Funemac, na Cidade Universitária, à Rua Aluízio da Silva Gomes, 50, no Bairro Granja dos Cavaleiros. O telefone para mais informações é (22) 2796.2529 e o e-mail, seciapp@funemac.edu.br. Para se inscrever ou reservar uma vaga basta ser maior de 18 anos.