logo

Educação realiza 1º encontro do Programa Correção de Fluxo de 2011

09/02/2011 10:59:11 - Jornalista: Grazielle de Marco

Professores que atuam no Programa de Correção de Fluxo no Ensino Fundamental começaram suas atividades no primeiro encontro de Formação Continuada deste ano. Os profissionais dos 1º ao 5º anos de escolaridade participaram de uma reunião, na terça-feira (8), no auditório 38, da Secretaria de Educação (Semed), com a finalidade de obterem mais informações sobre as propostas do programa.

De acordo com os responsáveis pelo programa, que visa minimizar a defasagem idade-série dos alunos, no próximo dia 17, a partir das 14h, participarão da reunião os professores dos 6º ao 9º anos de escolaridade.

A rede municipal de ensino conta com 12 turmas de “Correção de Fluxo”. Deste total, três foram iniciadas neste ano letivo, após a inserção da Escola E. M. Jacyra Tavares Durval, Colégio M. Balneário Lagomar e Escola E. M. Leonel de Moura Brizola. Hoje, a Semed conta com mais de 300 alunos no programa.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, os encontros de atualização são primordiais para a formação continuada do profissional, e acompanhamento dos coordenadores de Área (6º ao 9º ano) e coordenadores Pedagógicos (1º ao 5º ano). “Através das reuniões serão norteados trabalhos para serem desenvolvidos neste ano letivo de 2011”, disse.

Segundo a subsecretária de Educação, Gelda Tavares, o programa de Correção de Fluxo está somando resultados positivos desde o ano de 2010. “Estamos conseguindo diagnosticar dificuldades dos estudantes do ensino fundamental. Entre elas o fato de estarmos recebendo grande número de alunos de outras cidades que nem sempre estão com idade de acordo com sua série. Temos que ter professores preparados para atuarem nessas situações”, destacou.

Entusiasmada, a professora que está atuando há pouco tempo na correção de fluxo, Ana Lúcia Anchieta, disse que o programa é maravilhoso. A professora do Ciep Municipalizado Leonel de Moura Brizola afirmou que ficou satisfeita ao saber que a unidade de ensino em que trabalha aderiu ao programa. “Atuei com reforço escolar durante anos e sei que podemos melhorar a forma de ensino, através do programa”, falou.

Programa - As turmas do Programa de Correção de Fluxo são formadas, no máximo, com 20 alunos para o 1º segmento (1º ao 5º ano) e 25 alunos para o 2º segmento (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. Um dos benefícios apontados com a realização do programa é que o aluno pode estudar em dois anos de escolaridade em um semestre.

O programa é executado junto aos alunos do 1º e 5º anos, no turno regular, durante cinco horas diárias. Além disso, de forma interdisciplinar são desenvolvidas disciplinas integradas que são: Língua Portuguesa e Inglesa, História e Geografia, além de Matemática e Ciências.