A Prefeitura Municipal de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, realiza, nesta quarta-feira (30), o 1º Torneio de Xadrez entre as escolas da rede municipal. O evento acontece na Praça Veríssimo de Mello, a partir das 8h. A competição é continuidade do projeto “Xadrez na Escola” que promoveu, em setembro, um curso com objetivo de treinar educadores e estudantes sobre as regras básicas do jogo para que eles se tornassem multiplicadoras para a implantação do projeto.
Para o secretário de Educação, Guto Garcia, o objetivo do “Xadrez na Escola” é permitir que a atividade complementar seja aproveitada em vários aspectos pedagógicos e no desenvolvimento de habilidades cognitivas:
- O xadrez serve como ferramenta pedagógica, que desenvolve habilidades, como atenção, concentração, julgamento, planejamento, imaginação, antecipação, memória e autoestima, através da vontade de vencer. Estas são habilidades importantes para toda a vida, afirma o secretário.
A primeira edição do torneio conta com representantes das primeiras unidades contempladas para a implantação do projeto “Xadrez na Escola”. São elas: Colégio Municipal Elza Ibrahim, Colégio Municipal Pedro Adami, Colégio Municipal do Sana, Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro, Escola Estadual Municipalizada Coquinho e Colégio de Aplicação.
- O projeto contemplou primeiro uma formação para criarmos multiplicadores do projeto “Xadrez na Escola”. A segunda etapa é esse torneio, para a motivação dos alunos. E, ano que vem, com as mesas instaladas, começará o trabalho com os monitores nas escolas para que sejam realizados torneios em junho e dezembro, preparando os alunos para torneios municipais e intermunicipais, diz a subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Rosa.
Cada escola pode participar do 1º Torneio de Xadrez com até quatro representantes, sendo que somente dois podem competir por rodada. Os vencedores receberão troféus e os outros ganharão medalhas pela participação. No entanto, além da competitividade, o objetivo é estimular que muitos outros conceitos sejam absorvidos pelos participantes:
- Vão ser disputadas partidas no sistema suíço, por escolas. As unidades se enfrentam em todas as rodadas e, ao final, a escola que pontuar mais, será a campeã do torneio. Não estamos querendo formar atletas, mas que o aluno se desenvolva intelectual, psicológica e fisicamente. Nossos objetivos são inclusão e transformação social do aluno que desenvolve senso crítico e se torna um cidadão mais completo, através da inclusão do esporte na educação, afirma o coordenador de esportes, Ricardo Cortez.