Foto: Arquivo Secom
Provas acontecem durante toda esta semana
Durante toda esta semana a Secretaria de Educação está realizando a Provinha Brasil em diversas escolas municipais. Ao todo, são 140 turmas e um total de 2861 alunos do segundo ano de ensino fundamental, com idade de sete anos, que respondem a uma prova simples de 24 questões sobre língua portuguesa.
A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado.
Segundo a Secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, o objetivo é avaliar o nível de aprendizagem dos alunos e a eficiência na alfabetização.
- Essa primeira prova permite aos professores e gestores conhecerem as habilidades já desenvolvidas pelas crianças nas áreas de leitura e escrita no início do ano letivo. Em dezembro, será realizada outra prova que complementará estas informações, saberemos, então, onde estão as dificuldades na aprendizagem e como corrigi-las, explica, destacando que a partir das informações obtidas pela avaliação, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização, aumentando as chances de que todas as crianças, até os oito anos de idade, saibam ler e escrever, conforme uma das metas previstas pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.
De acordo com a coordenadora geral do ensino fundamental da Prefeitura de Macaé, Izes Maria Schwartz Rosa, a Provinha Brasil é elaborada pelo Inep, e distribuída pelo MEC/FNDE para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. “Assim, todos os anos, os alunos da rede pública de ensino matriculados no segundo ano de escolarização têm oportunidade de participar do ciclo de avaliação da Provinha Brasil”, destaca.