Em comemoração à Semana Mundial da Alimentação 2011, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, preparou uma série de atividades que serão realizadas na rede municipal de ensino. Este ano, o tema de comemoração escolhido foi “Fome, obesidade e desperdício: não alimente este problema”. Sendo assim, foi sugerido às escolas que o assunto seja trabalhado em sala de aula e nos refeitórios, para evitar o desperdício de alimentos.
O objetivo é conscientizar os alunos sobre o desperdício de alimentos e levá-los a compreender que este é um compromisso que deve ser assumido por eles, seja em casa ou na escola. Para isso, foram disponibilizados a todas as unidades escolares sugestões de atividades, de leitura e filmes, para que os professores e orientadores possam desenvolver o tema.
- A realização de ações como as que foram preparadas para a Semana Mundial da Alimentação são importantes na construção da cidadania. Assim, formamos cidadãos conscientes da necessidade de tratar do tema desperdício e de como seria possível evitar esse comportamento – disse o secretário de Educação Guto Garcia.
Além disso, o Colégio Municipal Jacyra Tavares Duval foi selecionado para a realização do projeto piloto de acompanhamento da campanha de combate ao desperdício, que poderá servir de modelo para toda a rede municipal:
- Pelo fato de possuir todas as modalidades de ensino da Educação infantil, viabilizamos este projeto no Jacyra Tavares Duval. Mas, vale ressaltar que, apesar do projeto piloto estar sendo realizado lá, é importante que as escolas recebam as sugestões para evitarem o desperdício de alimentos em todas as unidades - afirmou a coordenadora de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, Dina Reis.
O trabalho será dividido em quatro etapas. Na primeira, que se iniciou na quarta-feira (19) e continuou na quinta-feira (20) e sexta-feira (21), foi feita a pesagem de resto-ingestão, para o levantamento da média de desperdício de alimentos. Já na segunda fase, que acontece desta segunda-feira (24) até sexta-feira (11/11), os professores receberão sugestões, atividades e planos de aula, incluindo os dados da pesagem, para que seja trabalhado com os alunos em sala de aula o tema da Semana Mundial da Alimentação.
Após as ações educativas, na terceira etapa haverá a segunda pesagem de resto-ingestão, que será realizada quarta-feira (9/11), quinta-feira (10/11) e sexta-feira (11/11), para avaliar se a ação educativa gerou algum impacto na redução do desperdício de alimentos. A quarta etapa será a de compartilhamento dos resultados obtidos na pesagem pré e pós- ação educativa, com exposição de cartazes, gráficos e alimentos in natura, que possam representar o quanto de alimentos deixou de ser desperdiçado, resultante da mudança de atitude dos alunos.
- Nossa proposta com as atividades da Semana Mundial da Alimentação 2011 não é promover qualquer mudança de cardápio e, sim, promover a conscientização dos alunos para uma mudança de atitude não só na escola, mas em casa - finalizou Dina Reis.