A Secretaria de Educação de Macaé promove na tarde desta quinta-feira (29) o I Encontro de Contadores de Histórias. O evento será realizado às 17h30m, no Paço Municipal, e vai reunir professores e membros do grupo Historiarte, projeto desenvolvido pela prefeitura. Na programação, palestra da professora da UFRJ Cláudia Márcia Vasconcelos da Rocha, com o tema "A importância da oralidade no mundo contemporâneo".
O encontro tem como principal objetivo promover a promover a integração dos contadores de histórias da região, fazendo um intercâmbio cultural. No evento, serão discutidos temas como a importância da tradição oral através da arte de contar histórias, o fortalecimento da identidade cultural através de contos, histórias, causos, entre outros, o incentivo à leitura e o resgate de valores que expressem a diversidade cultural.
As ações do projeto começaram em 1995, através da parceria firmada entre a prefeitura e o programa Leia Brasil, promovido pela Petrobras, onde foi promovido um curso de contador de histórias para os professores da rede municipal. Do curso, nasceu o grupo de contadores de histórias Historiarte, liderado pelo professor Celso Sisto, contador de histórias do Grupo Morandubetá e escritor. Nestes 12 anos de trabalho efetivo, envolvendo também a comunidade, o grupo Historiarte ganhou de presente muito carinho do público.