Cerca de 200 professores que atuam nas unidades municipais situadas na serra de Macaé estão debatendo as estratégias para execução das metas da Educação em relação às matérias lecionadas. A elaboração das propostas começou, na quarta-feira (30), durante o Encontro por Área de Estudo, que acontece uma vez ao mês. Os pólos da serra são os colégios municipais Raul Veiga e Pedro Adami e Sana.
A programação foi iniciada em fevereiro nos pólos Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno e Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro. Até o fim do ano letivo, serão realizados oito encontros. Durante o evento são abordadas áreas como as das disciplinas de História, apresentação das temáticas “Conhecer a história de Macaé, que vai completar 200 anos em 2013, e “História Popular Indígena”.
Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, os encontros visam fortalecer os trabalhos de atualização do profissional. “A intenção é integrar grupos de trabalho específicos para refletir e discutir ações para realização de ações pedagógicas. A finalidade da Semed é prosseguir com o objetivo de oferecer formação, acompanhamento e enriquecimento dos profissionais”, disse o secretário.
Já a subsecretária de Educação, Gelda Tavares, salientou que os professores têm oportunidade de tratar sobre as habilidades e competências de cada ano de escolaridade em diferentes áreas. Para a coordenadora Pedagógica de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Bálade Cristina Aref Ayala, o Encontro por Área de Estudo também visa reunir os professores para refletirem sobre os índices de aprovação, reprovação e evasão nos primeiros anos de escolaridade.