Educação realiza encontros presenciais de formação de professores

17/03/2023 15:06:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Foram promovidas, esta semana, 23 oficinas para 3100 profissionais da rede pública municipal de ensino

Com a proposta de capacitar os profissionais da rede pública municipal de ensino, a Secretaria de Educação promoveu, esta semana, 23 cursos distribuídos para 3.100 professores. As oficinas presenciais, que aconteceram por meio do Centro de Formação Carolina Garcia, atenderam os segmentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio. A iniciativa acontecerá uma vez no mês e faz parte das atividades de planejamento dos educadores.

O secretário adjunto de Educação Básica, Robério Fernandes, destacou que a semana de formação de professores está prevista na instrução 01/2023, que regulamenta a lei federal 11.738/2008. " Professores de Macaé e de todo o Brasil precisam cumprir 1/3 de sua carga horária com atividades extracurriculares. Portanto, além das atividades de planejamento nas escolas, teremos encontros mensais com temáticas específicas para ó avanço desses profissionais ", acrescentou Robério.

Para o professor do 5º ano do Ensino Fundamental, Weberty Farias, 33 anos, a formação é necessária e agrega no currículo do profissional. “Essa formação é importante, pois nossos alunos do 5º ano vão fazer a Prova Brasil. É uma oportunidade de fundamentação teórica e estratégias que poderemos levar para a sala de aula. Isso enriquece a aprendizagem deles para essas avaliações externas, dando a oportunidade de um bom desempenho. Além disso, compartilhamos experiências entre os colegas”, destacou o professor.

Alguns temas abordados nos cursos foram: A Legislação Brasileira e a Garantia da Criança como Sujeito de Direitos; Corpo e movimentação na Educação Infantil; Cuidar e Educar a Escola como Espaço de Acolhimento; Currículo na Educação Infantil: Práticas; Desenvolvimento Infantil e as Muitas Infâncias; Tendências para Educação; Projeto de Vida; Educação Física e Arte: ser e sentir; Educação Patrimonial: Macaé, um museu a céu aberto; Cultura Afro-Brasileira, 20 anos da Lei; Avanços e Desafios para a Educação Antirracista; Professor Inovador: Inovações pedagógicas; Os desafios de uma Educação Para Todos; entre outros.

As capacitações ocorreram nos turnos manhã, tarde e noite, na Faculdade Estácio de Sá, Colégio Barroco Lopes, Colégio Municipal Aroeira e Laboratório de Robótica, na Cidade Universitária


Fotos Relacionadas