logo

Educação realiza Gincana "Brincar é coisa séria"

24/08/2011 09:52:00 - Jornalista: Joice Trindade

Brincar é Coisa Séria. Este é o tema da gincana que está sendo elaborada para alunos da Educação Infantil de oito unidades da rede municipal de ensino. A programação vai integrar alunos e professores de Educação Física a partir do mês de outubro, no Ginásio Municipal Poliesportivo Engenheiro Maurício Soares Bittencourt. Este é um dos eventos que promete movimentar o público infantil da rede municipal neste segundo semestre. A data da gincana ainda será divulgada.

O evento, elaborado pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, tem o objetivo de desenvolver atividades e estratégias para que as crianças partilhem e vivenciem brincadeiras prazerosas e momentos de aventuras.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a proposta de programações como esta é exercitar o lúdico com as crianças da rede municipal de educação. “O evento visa o desenvolvimento corporal, do intelecto e, sobretudo, execução de outras estratégias, que contribuam com a qualidade do ensino”, ressaltou. Ele frisou que a programação será de suma importância para mobilizar o ambiente escolar.

A gincana vai contar com alunos e professores das unidades Anna Benedicta da Silva Santos, Christos Jean Kousolas, Cecília Tourinho Furtado, Hilda Ramos, Laura Sueli de Campos Bacelar, Professora Maria Angélica das Dores, Emilson de Jesus Machado e Wanderley Quintino Teixeira.

Animada com o evento, a professora de Educação Física, Danielle Ramos Vieira, afirmou que a programação vai enriquecer o processo pedagógico e interar os alunos. “Eles terão oportunidade de se unir, brincar através de desafios e conhecer seus limites”, destacou a profissional que atua com cerca de 400 crianças.

Segundo a coordenadora de Educação Física, Walquíria Barroso, o evento será um momento para vivenciar e partilhar diversas atividades. “A proposta é integrar, pois a brincadeira é importante para o desenvolvimento das crianças, que estudam no segmento. Através das brincadeiras, as crianças aprendem mais sobre si, conversam com os adultos, crescem pessoas sem preconceitos, respeitam o próximo e desenvolvem a socialização em grupo”, explicou.

A previsão é que a gincana reúna mais de 300 estudantes em atividades como “Grito de Paz” e “Criatividade no Uniforme”. Também estão previstas tarefas como “Folclore Brasileiro”, “Aviões do Papel”, “Quebra Cabeça Gigante da Secretaria de Educação”, “Rua das Letras”, “Linha do Movimento e “Bola ao cesto” e ações surpresas.