A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Subsecretaria de Ensino Infantil, está promovendo minicurso, curso e encontro com os novos concursados que tomaram posse nas últimas quatro chamadas, no auditório da secretaria. O objetivo é ampliar a formação técnica dos auxiliares de serviços escolares e professores. A programação teve início, na manhã de sexta-feira (16), e a previsão é de que as atividades terminem em dezembro.
Durante o curso, minicurso e encontro, os novos concursados terão a oportunidade de conhecer com mais detalhes como funciona toda a estrutura da Secretaria de Educação, bem como a Subsecretaria de Educação Infantil.
A vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, explicou que a finalidade também é discutir temas relevantes para proporcionar um atendimento de excelência para crianças de 2 a 5 anos de idade, atendidas pela Educação Infantil.
- Queremos aliar os conhecimentos teóricos com as atividades práticas e, com isso, tornar o ambiente escolar mais prazeroso e a sala de aula um espaço de exploração e de contínuas descobertas, ressaltou.
A subsecretária de Educação Infantil, Márcia Heloísa Branco, destacou que o minicurso, o curso e o encontro com esses profissionais são importantes para garantir a qualidade do ensino infantil no município.
- A nossa intenção é intensificar a qualificação de nossos profissionais. No caso dos auxiliares de serviços escolares, além desse encontro, teremos mais dois que serão realizados nos dias 20 e 22 deste mês, informou.
Para auxiliar de serviços escolares, Elian Dias, que tomou posse em maio, participar do minicurso foi gratificante. Na opinião dela, todos os concursados devem ter a oportunidade de conhecer melhor a estrutura do local onde trabalham.
- A troca de experiências sempre é positiva. O profissional se sente mais seguro, quando têm acesso a informações que possam auxiliá-lo em seu melhor desempenho profissional, disse.
De acordo com Márcia, o curso destinado aos novos professores da rede municipal do ensino infantil, será realizado nos dias 26, 27 e 28 de julho.
Curso de Vivências - O Curso de Vivência e Reflexões da Prática Pedagógica, de acordo com Márcia, é destinado aos professores e terá início no dia 26 de agosto. O curso foi dividido em dois módulos: Nas Asas da Imaginação; descobrindo o livro e o prazer de ouvir histórias; contar e recontar histórias; linguagem plástica e brinquedos artesanais.
- O outro módulo vai trabalhar questões, como a construção do conhecimento Lógico-Matemático; vivência, desafios, estratégias; resolução de problemas e jogo como importantes aliados nesta construção e a manipulação e interação de objetos como recurso indispensável para compreensão e construção do número, conclui.