A Secretaria Municipal de Educação realizará, nesta quarta-feira (28), em seu auditório uma oficina de materiais recicláveis para confecção de brinquedos a serem utilizados pelos monitores e oficineiros nas escolas da rede. O curso será ministrado pela professora Walquíria Barroso Geraldo e acontece entre os horários de 9h e 17h, sendo destinado a monitores de Educação Física. Interessados poderão se inscrever pelo telefone 27726653.
Após essa oficina, os participantes irão atuar como multiplicadores, ensinando a confecção dos brinquedos em associações de moradores de bairro, disseminando essa campanha que busca através da arte despertar a população para a preservação ambiental, por meio da reciclagem desses materiais que normalmente são descartados no meio ambiente.
Segundo a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, o objetivo da iniciativa é mobilizar as escolas municipais e a comunidade para o consumo consciente, para o senso da estética e os valores da cidadania. “Pois, através dos trabalhos realizados e disseminados a secretaria estará colaborando para a qualidade de vida de nossa cidade, bem como para a auto-estima de todos”, diz.
A Secretaria de Educação tem investido em seus professores capacitando-os para aprimorarem seus conhecimentos e propagarem suas experiências. A arte pode ser uma alternativa de reutilização de materiais recicláveis, bem como uma forma de reduzir o lixo e preservar a natureza.
A iniciativa de utilização de materiais recicláveis com alunos está se tornando comum nas escolas. As embalagens que estão limpas e em perfeito estado de conservação acabam ganhando inúmeras utilidades. ``Em fração de segundos, uma garrafa ganha formas de um robô ou de um boneco. Com esse trabalho, elas exercitam a criatividade``, explica.
Serão utilizados materiais como jornais, revistas e garrafas PET. Segundo Walquiria Barroso, a iniciativa em trabalhar com materiais recicláveis surgiu como necessidade em ampliar seu trabalho no ensino-aprendizagem. “Busquei sempre ligar a ludicidade ao teório-prático, fazendo com que a criança utilize o que aprende em sala de aula de forma criativa e ainda mais: criando seus brinquedos de forma divertida e pedagógica” diz ela que já foi convidada para levar sua oficina nas escolas da rede.