A I Mostra de Teatros de Bonecos marcou a terça-feira (29) dos estudantes da Escola Municipal Interagir. Eles tiveram uma tarde pra lá de diferente ao assistirem e protagonizar a apresentação “Os amigos do mundo”. Com fantoches coloridos os alunos destacaram a importância de valores como amizade, além dos cuidados com o meio ambiente. A história será uma das retratadas, no dia 9 de dezembro, no ponto cultural “Rinha das Artes”, às 15h.
O refeitório da unidade municipal, que conta com 396 alunos do 1º ao 5º anos de escolaridade, foi contagiado pela autoria e produção de um grupo de alunos do 3º ano. Caracterizados pelos personagens-fantoches Tedy, Clarinha, Tody, o vilão senhor Monstro e o herói senhor Amigo, os alunos Ana Beatriz Rodrigues, Maria Isabela da Silva, Ana Beatriz Mendes, Maria Eduarda de Assunção, Júllya Severiano, Júlia Riscado, Samara Pontes e Michael Simões foram aplaudidos pelos estudantes, professores e responsáveis presentes.
- Adorei poder criar e fazer parte de uma história tão envolvente. Falamos de reciclagem, cuidados com o lixo e do valor dos nossos amigos”, contou Ana Beatriz Rodrigues, de 9 anos. Já a colega Ana Beatriz Mendes afirmou que esta é a primeira vez que faz parte de uma programação como esta e que ela deve fazer muito mais. “Nunca pensei que trabalhar com fantoches fosse tão bom. Quero também criar e fazer parte de peças teatrais”, falou.
Diante da participação na mostra, o grupo responsável pela atividade cultural se mobilizou durante seis meses junto aos estudantes que produziram textos e montaram as peças. De acordo com o responsável Raul Lavo, neste ano, quatro unidades municipais participaram do projeto. “Foi um sucesso integrar cerca de 80 alunos em atividades que visam não apenas aguçar o imaginário e a criatividade, mas levar à reflexão e permitir que a criança seja protagonista de uma linda história idealizada por ela”, destacou.
Também satisfeito, o músico que faz parte do grupo, Álvaro Theml, observou que os alunos surpreenderam. “Eles não só ajudaram a fazer os bonecos, mas se empenharam na dublagem e produção da trilha sonora. Muitos talentos foram revelados e este projeto também contribuí no incentivo à leitura e escrita”, pontuou.
O teatro de bonecos na Escola Municipal Interagir é uma das programações que promete marcar o semestre letivo da unidade. Satisfeitas, as diretoras Dilma de Almeida e Danielle Oliveira Vieira afirmaram que o “teatro de bonecos” colheu resultados positivos. “O grupo que protagonizou o projeto “Sos Paz. Sos Terra” foi muito dedicado e comprometido. No entanto, estamos felizes também com os alunos que fizeram parte da platéia. Eles ficaram atentos e empenhados em ajudar os colegas”, finalizou Danielle. Na sexta-feira (2), os alunos da Interagir vão participar da Festa do Livro, no Teatro do Colégio Estadual Mathias Neto, às 17h.
Outras pré-estréias também estão previstas para esta semana. Nesta quarta-feira (30), é a vez dos alunos do Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão, às 13h30. Na quinta-feira (1º), será a vez do Colégio Municipal Eda Daflon, às 14h.