logo

Educação recebe ônibus biblioteca

17/06/2011 10:39:51 - Jornalista: Grazielle de Marco

Uma sala de leitura diferente. Esse é o ambiente que os alunos da rede municipal de Educação poderão desfrutar, a partir do próximo ano. A Prefeitura de Macaé, através do programa Minha Escola Querida, da Secretaria Municipal de Educação recebeu, na quinta-feira (16), às 16h, na Cidade Universitária, a doação de um ônibus biblioteca.

A entrega, fruto de um acordo de uma empresa de transporte com o Ministério Público do Trabalho (MPT), foi realizada por representantes da Procuradoria do Trabalho e da empresa.

Para a vice-prefeita, Marilena Garcia, o momento caracterizou a concretização de um sonho. “Realizar um projeto como esse é gratificante. Acho importante destacar a presença da União num município como Macaé, que paga um preço histórico grande”, ressaltou.

O procurador chefe da Procuradoria Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, José Antonio Vieira de Freitas Filho, explicou brevemente a atuação do MPT no Estado do Rio de Janeiro e falou sobre a doação. “Temos o entendimento de que esses recursos no Fundo de Amparo ao trabalhador (FAT) não seriam tão significativos quanto esta doação direta, que representa um retorno mais rápido e gratificante para a população”, ressaltou.

Já a procuradora do Ministério Público do Trabalho de Cabo Frio, Isabela Maul Miranda de Mendonça, explicou que a doação foi uma proposta do procurador do Trabalho Renato Silva Baptista pelo não cumprimento das clausulas estabelecidas no Termo de Ajuste de Conduta (TAC) previamente estabelecido. Segundo o acordo, o ônibus, que já foi adaptado, deverá ser pintado, ter a documentação regularizada em nome da Prefeitura de Macaé, e ter a primeira revisão garantida (10 mil quilômetros). “Entendemos que como a comunidade prejudicada foi Macaé, seria importante reverter em benefício deste município”.

O secretário de Educação, Guto Garcia, agradeceu a coordenadora do Programa Minha Escola Querida, Sonia Teresinha, pelo empenho e ao MPT e à empresa pela sensibilidade. “Tenho certeza de que este ônibus começou como um pagamento, mas foi montado com carinho e dedicação. Obrigada”.

Sônia Teresinha lembrou que a Secretaria de Educação possui, hoje, 2800 títulos, que poderão ser utilizados na biblioteca itinerante. “Fico sensibilizada e orgulhosa, porque, sem dúvidas, este ônibus é a concretização do um projeto”. Já Maria Georgina de Souza, coordenadora do Programa de Leitura, comentou: “esta é uma iniciativa importante em prol da leitura e vai favorecer muito a comunidade macaense”.

O gerente da empresa, Rodrigo Pontes, ressaltou a satisfação da empresa em poder colaborar com a construção do conhecimento. “Ficamos satisfeitos em poder colaborar com a sociedade. Adoramos conhecer a Sônia, e todo este processo foi um aprendizado”.

Também estiveram presentes à entrega o vice-presidente da Fundação Educacional de Macaé, Joelson Tavares; as subsecretárias de Educação, Gelda Tavares e Márcia Heloisa; além dos representantes da empresa doadora: Josival Oliveira (assistente da diretoria), Estepherson Moura (advogado), Fernanda Coelho (advogada), Renata Rodrigues (secretária) e Rodrigo Pontes (gerente).