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Educação recebe prêmio de excelência em fonoaudiologia

03/09/2021 12:01:00 - Jornalista: Joice Trindade

Projeto “Alfa - Estudo Em Casa: Ação com os alunos sem conectividade” começou durante suspensão das aulas presenciais

O projeto “Alfa - Estudo Em Casa: Ação com os alunos sem conectividade” recebeu o prêmio de excelência em Fonoaudiologia Educacional. A premiação foi concedida, esta semana, durante o III Encontro Brasileiro de Fonoaudiologia Educacional, promovido pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia/SBFa. A iniciativa, que participou da categoria Relato de Experiência - Ensino Fundamental I, começou durante a suspensão das aulas presenciais junto aos alunos do 1º ano de escolaridade sem acesso à internet.

O objetivo foi produzir e oferecer atividades alfabetizadoras diárias para os alunos do 1º ano de escolaridade, visando minimizar os impactos do afastamento educacional e estimular, através de material impresso acessível, as habilidades envolvidas na aprendizagem do princípio alfabético e a sistematização da alfabetização. Mesmo com a volta às aulas presenciais, as atividades ainda são disponibilizadas para professores e alunos dos anos iniciais, que também participaram de formações neste ano letivo. Dessa forma, a ação reafirma a importância da interdisciplinaridade no planejamento de ações que promovam a aprendizagem da leitura e da escrita.

Trinta e três escolas aderiram à ação “Alfa – Estudo em Casa” e os alunos puderam manter o vínculo com a aprendizagem formal. As atividades diárias, iniciadas em junho de 2020, foram baseadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Vale lembrar, que o projeto foi desenvolvido de forma que o aluno tivesse contato com a leitura e a escrita diariamente, sempre com a mediação dos responsáveis, que receberam além das orientações específicas, atividades de autoavaliação.

Durante a ação, foram inseridos blocos de atividades nos planejamentos de aulas síncronas dos alunos de 1º ano de escolaridade e, também dos não alfabetizados dos anos iniciais. Desta forma, o material também serviu como apoio aos professores de 2º e 3º anos de escolaridade nas ações pedagógicas alfabetizadoras de alunos defasados.

A Secretária de Educação, Eliane de Araújo, destaca que o projeto contribui com o desenvolvimento do processo de ensino dos alunos nos anos iniciais. " A premiação é um reconhecimento para toda rede municipal", frisa. A ação foi elaborada pelas profissionais da rede municipal Raquel Almada (fonoaudióloga), Silaine Matos (professora Orientadora Pedagógica) e Balade Ayala (professora orientadora pedagógica). Elas compartilham da mesma opinião de que a ação só teve possibilidade de acontecer através de parcerias entre a equipe pedagógica responsável pelo projeto e as unidades escolares participantes."A premiação do projeto 'Alfa-Estudo em Casa' reconhece a efetividade da ação pedagógica interdisciplinar entre a Pedagogia e Fonoaudiologia Educacional em prol dos alunos do 1º ano de escolaridade, principalmente, àqueles sem acesso à internet”, pontuam.