logo

Educação recebe quase 300 professores concursados

17/10/2012 10:08:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Os professores A, que atendem à Educação Infantil e ao primeiro segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano de escolaridade), empossados a partir dessa segunda-feira (15), têm o período de terça-feira (16) a quinta-feira (18), para se apresentarem na sede da Secretaria de Educação para a escolha da unidade escolar para o exercício da função. Dos 300 professores convocados pela Prefeitura, 294, que passaram pelos exames de admissão, são esperados pela Educação.

A escolha, que tem como critério a ordem de classificação no último concurso público para a Educação, acontece nos turnos da manhã, das 9h às 12h, e à tarde, das 14h às 17h, no auditório 31 da Secretaria de Educação, que está localizada à Rua Antero Perlingeiro, 402, Centro. No primeiro turno da escolha foram registrados apenas cinco faltosos dos 52 agendados pela secretaria.

No primeiro dia, os professores tinham 74 unidades escolares de todos os setores administrativos do município como opção. Segundo a subsecretária de Educação Infantil, Márcia Heloísa Branco, os empossados esta semana ainda não suprirão integralmente o quadro de professores da rede municipal. Por isso uma nova convocação de professores para o próximo ano letivo é aguardada. Ela deverá acontecer após um remanejamento de professores que priorizará os servidores mais antigos.

Diretores de unidades escolares de Educação Infantil e de Ensino Fundamental estiveram presentes à escolha com o objetivo de receber os professores e prestar informações sobre o funcionamento das escolas, sobre os horários de atividade, as turmas, entre outras.

Márcia Heloísa disse ainda que a Secretaria e os diretores das escolas estão empenhados para que a adaptação dos estudantes aos novos professores seja feita da melhor forma. Ela informou que em algumas unidades a substituição dos contratados pelos concursados chega a 70%: “Para melhor adaptação dos alunos da Educação Infantil, iremos orientar os novos professores até o fim deste ano letivo”, afirmou.

A professora, Ana Paula Pourroy, que mora em Campos dos Goytacazes, explica que, para decidir-se por uma escola, fez uma pesquisa sobre as unidades pela internet, para conhecer suas localizações: “A escolha está bem organizada, respeitando a ordem de classificação do concurso”, pontua.

A diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Hilda Ramos, Geisa Morgado, também avaliou como bem organizado o processo: “Como diretora, estou a disposição para que tirem dúvidas sobre o funcionamento da escola, sobre os horários de atividade e as turmas e ainda para que sejam bem recebidos na unidade escolar”, finalizou.