Com a proposta de discutir o planejamento estratégico de 2024, a Secretaria Municipal de Educação reuniu, nesta quinta-feira (8), os diretores das 106 unidades da rede pública de ensino. Os encontros aconteceram na Cidade Universitária, com as superintendências de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. A temática deste ano será uma escola que forma leitores.
O secretário adjunto de Educação Básica, Robério Fernandes, destacou que os gestores escolares estão mobilizados para a recepção de 40 mil alunos. “O Projeto Verão já marcou a abertura do ano letivo, mas teremos a abertura oficial, com uma vasta programação na Avenida Elias Agostinho, neste mês de fevereiro”, disse o secretário.
Robério acrescentou ainda que todas as escolas, alunos, professores e gestores, estarão realizando em conjunto ações de combate à dengue, com a proposta de eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti. “É muito importante que todos estejam nessa luta na escola e no seu próprio bairro”, frisou.
A superintendente de Ensino Fundamental e Médio, Eliane Salgado dos Santos, afirmou que o Programa “Fluindo na Leitura” contará com avaliação da fluência leitora, projeto Maletas Literárias, dinamização de salas de leitura, estratégias para incentivo ao uso do livro, entre outras atividades.
A superintendente de Educação Infantil, Mariana Duarte, falou sobre a importância de construir diálogos entre as famílias e os gestores escolares. “O momento é fundamental para realizarmos orientações pedagógicas sobre o início do ano letivo, com o intuito de uma educação pública de qualidade para todos”, pontuou Mariana.
A Abertura Oficial do Ano Letivo será realizada no bairro Imbetiba, Avenida Elias Agostinho, dias 21, 22 e 23 de fevereiro, às 18h. No primeiro dia haverá o lançamento do livro “Pequeno Manual Antirracista”, de Djamila Ribeiro, com a distribuição de 7mil exemplares aos servidores da Educação, além de show com artista local. No dia 22, terá apresentação do grupo Violúdico e, no dia 23, será a vez do cantor Tony Garrido e feira gastronômica com comidas típicas da cultura afro-brasileira.