As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil e o regimento da rede municipal foram abordados no decorrer desta sexta-feira (27), para os 56 novos diretores e adjuntos das unidades do segmento. O objetivo do encontro foi fortalecer a proposta pedagógica do município junto à nova gestão das unidades que atendem o público infantil.
A programação, que aconteceu no auditório da Secretaria de Educação foi marcada pela interação dos gestores. Durante a reunião, os diretores e adjuntos participaram de dinâmicas de grupo, receberam informações referentes ao calendário escolar e aos encontros que serão direcionados aos educadores a partir deste mês de fevereiro.
A reunião serviu para o entrosamento dos gestores que, reunidos, puderam sanar dúvidas e se conhecer. Entre eles estava a nova diretora adjunta da Escola Municipal de Educação Infantil Prefeito Alcides Ramos, Cátia Castilho. “Trabalho há 16 anos na rede municipal e me sinto muito honrada de ter a oportunidade de atuar nesta escola. Esta é a oportunidade de compartilharmos experiências e debatermos questões pedagógicas que são importantes para a gestão”, diz.
Da mesma opinião é a diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Celita Reid, Soraya Mothé. “Estou feliz e muito entusiasmada de poder dirigir uma unidade e poder contribuir com o ensino da rede municipal. Encontros como estes são fundamentais para trocarmos vivências”, diz a professora A, que atua há 10 anos no município.
O encontro foi uma oportunidade de reunir diretores e adjuntos de unidades maiores, que funcionam com Educação Infantil, Ensino Fundamental e de Jovens e Adultos. Entre eles estavam o diretor e as adjuntas do Ciep Maringá, respectivamente Idovan Correa da Silva , Raquel da Silva e Marta Queiroz. “Vamos procurar sempre participar de encontros e cursos de formação continuada. Esta é uma maneira de nos atualizarmos e conhecermos a rede municipal, além das estratégias pedagógicas, que devem ser reforçadas nas unidades”, conta.
A subsecretária de Educação Infantil, Márcia Heloísa Branco, saudou os novos gestores e destacou a importância dos Parâmetros Curriculares do segmento e a proposta pedagógica. “No decorrer deste ano letivo vão acontecer reuniões como estas e cursos práticos e teóricos voltados para professores, orientadores e auxiliares de serviços escolares que atuam nas unidades de Educação Infantil”, salienta.
No segundo semestre, os cursos serão centralizados no Colégio Estadual Municipalizado Carolina Curvello Benjamin, situado no Trapiche. Assim, os profissionais de 13 unidades municipais da Serra que oferecem o segmento terão a chance de fazer parte de uma programação, que visa enriquecer o trabalho nas salas de aula.