logo

Educação se prepara para receber prêmio em Curitiba

29/02/2012 08:05:18 - Jornalista: Joice Trindade

Por apresentar os melhores projetos referentes ao livro didático desenvolvidos na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, se prepara para receber a premiação de primeiro lugar do Concurso Ações Inovadoras na Gestão do Programa Nacional do Livro Didático (PNDL). Na oportunidade, a secretaria receberá uma remessa de livros do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e obras da coleção Educadores.

O evento, de âmbito nacional, vai ser realizado, entre os dias 13 e 16 de março, em Curitiba. A programação será divulgada em breve pela organização do concurso. No dia 14 de março, a equipe pedagógica do Programa Livro Didático da Secretaria de Educação vai apresentar as ações desenvolvidas nas unidades municipais de ensino como o projeto premiado “Pratique Cidadania: cuide bem do seu livro didático”, campanhas educativas em prol da utilização, conservação do livro didático “Devolver é legal”, concurso artístico “Mascote Cuidador do Livro Didático” e realização de cursos Formação pela Escola.

A premiação de Macaé neste concurso é a prova do resultado do trabalho em equipe. “Os objetivos estão sendo alcançados. O município está conseguindo sensibilizar toda comunidade para que perceba o valor didático e incentivar aos estudantes para o exercício da leitura”, diz o secretário de Educação, Guto Garcia.

Segundo a coordenadora do Programa Livro Didático da rede municipal, Roze Mary Tomás, este ano é importante para o município. “Nossas atividades visam incentivar a reflexão de que o livro é um bem público e direito de todos. Cuidar para o outro usar é um dever, contribuindo para amenizar os impactos ambientais causados pelo destino inadequado do livro didático”, ressalta.

Já a subsecretaria de Ensino Fundamental, Gelda Tavares, outra proposta alcançada é a ampliação da consciência do “cuidar”, promovendo campanhas educativas para utilização, conservação e devolução do livro didático.

Também serão premiadas na programação as secretarias de Educação de Rondônia e Maranguape, no Ceará, além da Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos, em Alagoas, e unidades municipais e estaduais representantes das regiões Norte, Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.