logo

Educação: semestre letivo inicia com manifestações culturais para turmas da EJA

25/07/2013 10:58:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Na lista de atividades ministradas pelos profissionais que atuam com a EJA também está visitação em outros locais do município como os bairros mais populosos, monumentos históricos e a serra macaense.

Para reforçar o ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino, a partir de terça-feira (30), data de retorno às aulas, a secretaria de Educação vai levar os estudantes da modalidade para manifestações culturais como peças teatrais, encontros de poesias, exposições e visitas a pontos turísticos e históricos de Macaé como Solar dos Mellos, Igreja de Sant´Anna e praças da área central.

Na lista de atividades ministradas pelos profissionais que atuam com a EJA também está visitação em outros locais do município como os bairros mais populosos, monumentos históricos e a serra macaense. A coordenação da EJA pontua que um dos pontos positivos dessa ação é que os alunos multiplicam o conhecimento para os familiares e amigos, descobrem pontos ainda desconhecidos e valorizam o município onde moram e estudam.

Após as visitas, os professores ministrarão rodas de conversa, dinâmicas e trabalhos específicos. A intenção não é apenas contribuir com o estudo das disciplinas de História e Geografia, mas para o entendimento e análise de temas ligados ao presente, assim como reflexão sobre perspectivas futuras da sociedade.

A programação de atividades também inclui órgãos ligados ao ensino e aprendizagem e até mesmo área comercial. A intenção é contribuir com a aprendizagem dos estudantes aliando o conhecimento do município, formação de valores e cultura do pertencimento. Hoje, a modalidade conta com um total de 3.004 alunos em 31 escolas (conforme a movimentação de alunos no mês de abril). Deste total, 857 estudam no primeiro segmento e 1.962 no segundo segmento.

O governo municipal atende, conforme a legislação, alunos com idade de 15 anos completos para estudar a modalidade do Ensino Fundamental e maiores de 18 anos para o Ensino Médio. Já os adolescentes com idades inferiores às estabelecidas devem frequentar as escolas regulares, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.

Com intenção de melhor atender aos alunos, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, também oferece atendimento diurno da EJA nas escolas municipais Polivalente Anísio Teixeira e Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Botafogo e Samuel Brust.

Projetos - Para o segundo semestre, o ensino municipal também visa outras atividades voltadas para sociabilidade e desenvolvimento motor e cognitivo. Ainda neste semestre, está prevista a realização da 1ª Copa EJA de Futsal. O encontro tem a finalidade de aliar esporte e cultura com os estudantes da modalidade. A previsão é que a programação esportiva aconteça em agosto com a integração de diversas escolas que abrangem a modalidade.