logo

Educação terá Curso de Administração de Recursos Públicos na Escola

10/03/2011 14:37:56 - Jornalista: Clinton Davisson

A Secretaria de Educação de Macaé ministrará no próximo dia 15 de março (terça-feira), a partir das 13h30, pela primeira vez, o curso Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, que consiste na assistência financeira do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) às escolas públicas da Educação Básica das redes estadual, municipal e do Distrito Federal. Será a primeira vez que este curso será ministrado em Macaé, através do Programa Formação pela Escola através de uma parceria entre a Secretaria de Educação e o FNDE.

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, o objetivo é o reforço da autogestão escolar e incentivo à gestão democrática. “Os recursos do PDDE são transferidos de acordo com o número de alunos, o censo escolar do ano anterior, entre outros. Os cursos tem como público alvo, cidadãos que exerçam função de gestão e execução de recursos orçamentários que atuam na educação”, explica.

A Secretaria de Educação também ministra, na mesma semana, a partir do dia 14, às 13h30, o curso de Competências Básicas, do Governo Federal. A coordenadora, Roze Thomaz, lembra que esta é a sétima edição do curso que é imprescindível para ter acesso aos outros cursos do FNDE/MEC.

- O curso é importante para garantir que as escolas cumpram de forma adequada as demandas do Ministério da Educação (MEC). A expectativa é que os cursos preparem cidadãos que atuem em parceria com o governo de modo a buscar a melhoria da escola, facilitando o acesso, a permanência e o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos matriculados em diferentes níveis e modalidades de ensino, diz Roze Thomaz.

No dia 22 de março, a Secretaria de Educação entrega certificados para 256 formandos dos cursos de Políticas Públicas na Educação Básica, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb, Programa Nacional de Alimentação Escolar – Pnae e Programa Nacional do Livro Didático – Pli. Os cursos são ministrados na Secretaria de Educação, mas a maior carga horária dos cursos, de 32 horas, é realizada à distância através da plataforma Moodle - um ambiente informatizado de aprendizagem à distância do MEC.

- Por ser realizado em sua maior parte através de ambiente virtual, o curso também é um elemento transformador que contribui para a inclusão digital, lembra Roze. É no ambiente da Plataforma Moodle que o aluno recebe as atividades a serem desenvolvidas, onde ocorre a interação entre os “cursistas” e os “tutores” através de diversos recursos como chats, fóruns de debates, base de dados que podem ser consultados a qualquer momento, calendários e até um diário, completa.