A Secretaria de Educação de Macaé promoverá, no dia 1º de setembro, um evento com a participação de profissionais do Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de cumprir uma das etapas para elaboração da Proposta Pedagógica da rede municipal de ensino. O evento terá ainda na sua programação uma reunião com os secretários dos municípios de Conceição de Macabu, Casimiro de Abreu, Carapebus, Quissamã e Rio das Ostras. A ação é um desdobramento da I Conferência Municipal de Educação, comprovando a gestão democrática e participativa.
O encontro contará com os seguintes temas: “Currículo e Desenvolvimento Humano”, ministrado pela representante do MEC, Aricélia Ribeiro do Nascimento; “Educandos e Educadores; seus Direitos e o Currículo”, apresentado por Jaime Bachmann; “Currículo, Conhecimento e Cultura” ministrado pelo representante do MEC, Paulo Alves da Silva; “Diversidade e Currículo”, apresentado por Sandra Denise Pagel e “Currículo e Avaliação”, ministrado por Cláudia Fernandes.
Para coordenar e elaborar a Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino foi criada uma comissão, em fevereiro deste ano, composta por representantes das subsecretarias Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Supervisão de Ensino, Orientadores Pedagógicos e Orientadores Educacionais da Secretaria Municipal de Macaé.
A vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, explica que a utilização do documento “Indagações sobre Currículo” foi base de reflexão do trabalho que está sendo elaborado pela equipe da secretaria.
- A proposta é coletiva. Esse documento servirá para nortear as ações pedagógicas das redes municipais de ensino, com o objetivo principal de definir os fundamentos filosóficos, didáticos e pedagógicos da ação educativa, bem como políticas a serem implementadas, visando dessa forma a plena realização dos princípios e metas estabelecidas que promovam a melhoria da qualidade da educação. É bom ressaltar, que poucos municípios possuem uma proposta pedagógica. Macaé mais uma vez procura avançar nesse sentido, enfatiza.
A subsecretária pedagógica, Gelda Tavares, esclarece que o documento servirá ainda para ser utilizado na formulação de projetos e propostas pedagógicas das escolas. De acordo com ela, a sua formulação deverá, portanto, expressar as intenções da ação escolar, fruto da reflexão dos atores individuais e coletivos inseridos na comunidade educativa.
- Neste contexto, é que vamos questionar qual escola desejamos construir e sociedade que queremos formar. Essas questões são princípios fundamentais da Proposta Pedagógica e apontam para as novas demandas sociais do século XXI, que seja um ensino democrático que reconheça as diversidades de interesses, de identidades, de culturas, de classes sociais e necessidades pedagógicas, pontua.
Gelda informa também que o encontro para discutir e elaborar a proposta pdagógica do município deverá contar com grupos de participantes diferentes em cada turno. Ela conta ainda que na véspera do evento, à noite, a Secretaria de Educação promoverá um encontro com os secretários municipais de Eucação dos municípios de Conceição de Macabu, Casimiro de Abreu, Carapebus, Quissamã e Rio das Ostras.