Efeito Copa: escolinhas de futebol registram aumento na procura

21/05/2018 11:12:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: João Barreto

Mais de 300 crianças são atendidas nos projetos de aulas gratuitas

Com a aproximação da Copa do Mundo, momento em que a paixão toma conta dos brasileiros, principalmente das crianças, as escolinhas de futebol da Prefeitura de Macaé registraram um aumento significativo na procura. Há dois meses, a busca pelo esporte se limitava a cinco crianças por mês. Hoje, esse número cresceu para, em média, 20 crianças e adolescentes. Contribuir para o desenvolvimento intelectual e físico, oferecer novas oportunidades, além de trabalhar a socialização de crianças e adolescentes são as propostas das escolinhas da Secretaria Municipal de Esportes.

Há um mês, Gael Pereira, 12 anos, se matriculou no projeto Base Forte. Fã do Pelé, seu maior sonho é defender o Brasil em uma da Copa do Mundo. "Estou aqui para treinar, treinar sério, pois o meu maior objetivo é me tornar jogador profissional e, quem sabe, ser escalado para seleção brasileira de futebol", destacou.

De acordo com a Secretária de Esportes, Andréia Freitas, é recomendado equilibrar estudo e futebol. Por isso, para participar do projeto, é necessário estar estudando. "As escolinhas buscam contribuir para a formação do cidadão por meio do esporte. Acreditamos nesta ferramenta para que crianças e adolescentes possam se envolver em atividades sadias, que abranjam valores como responsabilidade, respeito ao próximo e superação", pontuou Andréia.

O Base Forte atende 256 crianças e adolescentes no contraturno escolar com aulas de futebol que são realizadas no Campo do Frade e na Escola de Futebol do Bairro da Glória (campo sintético). As aulas são destinadas para meninos e meninas, de sete a 17 anos, e todo o trabalho é conduzido por professores de Educação Física.

Já os projetos sociais de escolinhas que utilizam o espaço, como o Prata da Casa (Nova Holanda e Nova Esperança), contam com 90 crianças.

Para se inscrever é necessário comparecer à Secretaria de Esportes, no Estádio Cláudio Moacyr, na Barra, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, com os seguintes documentos: cópia e original de RG, CPF, certidão de nascimento, comprovante de residência, declaração escolar de 2018, carteira de vacinação e RG do responsável.

Dias e horários das aulas do Base Forte:

Escola de Futebol do Bairro da Glória (Campo Sintético)

Segunda, quarta e sexta-feira

Masculino - Sub 15 e Sub 17 - 15h às 18h

Feminino - Sub 15 e Sub 17 - 18h às 19h

Masculino - Sub 13 - 15h às 18h

Masculino - sub 17 - 8h às 10h30

Terça e quinta-feira

· Treinamento específico para goleiros - de 11 a 17 anos - 10h30

Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo

Segundas, quartas e sextas-feiras

· Masculino - Sub 09 e sub 12 - 8 às 10h30 e de 14h30 às 17hs

Campo do Frade

Quarta e quinta-feira

Masculino e feminino - de 7 a 17 anos - 8h às 11h e de 14h às 17h

Dias e horários das aulas da Prata da Casa

Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo

Segunda-feira

· Masculino - Sub 13 - 16h30

Estádio expedicionário

Terça a sexta-feira

· Masculino - Sub 15 - 14h30 às 17h30

Centro Integrado de Educação Publica Professor Darcy Ribeiro

Sábado

· Masculino - Sub 11 - 15h


Fotos Relacionadas