logo

EJA promove encontros pedagógicos e eventos culturais

03/09/2012 15:18:00 - Jornalista: Joice Trindade

Com a intenção de melhorar a qualidade do ensino oferecido pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, promoverá nos próximos dias 11 e 13, o Encontro Pedagógico específico para cerca de 100 profissionais que atuam nesta modalidade de ensino. No dia 11, o encontro de capacitação acontece das 9h às 12h, das 14h às 17h e das 18h às 21h. Já no dia 13, a programação será realizada somente no turno da manhã.

O objetivo do encontro é debater o tema “Currículo, Multiculturalismo e Diversidade, na matriz filosófica da rede municipal de ensino”. Até o mês de novembro os educadores que atuam na EJA vão se reunir em encontros específicos, que também visam contribuir na reformulação do Caderno de Orientação Curricular.

Outra proposta da Educação, segundo a coordenadora da EJA, Margarida Silveira, é reforçar o envolvimento da comunidade escolar desta modalidade de ensino, que funciona nos turnos diurno e noturno, em manifestações culturais. Neste sábado (1º), os alunos do Colégio Municipal Professora Maria Letícia dos Santos Carvalho, promoveram a “Festa do Folclore”. Na oportunidade, eles apresentaram trabalhos que foram frutos de pesquisa da participação cultural do Nordeste junto ao município de Macaé.

- Muitos dos estudantes participam de ações culturais desenvolvidas em parceria com o Teatro Sesi de Macaé. Esta é mais uma forma dos alunos terem a oportunidade de conhecer novos ambientes e de assistir palestras, musicais e teatro – disse Margarida.

Contação de Histórias - Outra novidade é a visitação dos contadores de histórias do Programa de Leitura da Secretaria de Educação às turmas da EJA noturna. E o cronograma segue neste mês de setembro, com a intenção de levar motivação à leitura e escrita e o gosto pelos livros. Nos dias 3 e 9, o grupo HistoriArte visita a turma do Cláudio Moacyr, a partir das 19h. Já no dia 17 será a vez da Escola Municipal Ivete Santana. Enquanto isso, no dia 24 a agenda dos contadores de histórias na EJA será finalizada na Escola Municipal Ancyra Gomes Pimentel.

- A proposta é incentivar a participação dos estudantes em uma série de eventos culturais que visam o melhor processo ensino-aprendizagem, já que a realidade sócio-econômica de muitos deles não permitiu que isso acontecesse. Inclusive é uma ação que contribui muito no aprendizado deles – destaca Margarida.

A Educação de Jovens e Adultos de Macaé segue o princípio que a educação básica deve ser voltada para formação da cidadania, oferecendo um ensino de qualidade, ministrado por professores que participam de cursos de formação continuada e estudos dirigidos com o objetivo de inserir novas práticas pedagógicas de incorporar as mudanças sociais e culturais no contexto educacional.