
Os trabalhos são referentes à APA do Sana, APA do Rio Nova, Parque Natural Municipal Atalaia e Monumento Natural do Pico do Frade.
O Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads) realizará sua 10ª reunião ordinária, na segunda-feira (24), das14h às 17h, no auditório do Paço Municipal, Centro da cidade. Através do Edital 11/2025, instituições públicas, associações empresariais e entidades representantes da sociedade civil organizada foram convocadas para participar. A assembleia é aberta ao público. A data marcará o início do processo de elaboração e revisão destes planos de manejo das Unidades de Conservação municipais.
Na reunião, serão oficialmente apresentados: o detalhamento dos trabalhos referentes à APA do Sana, APA do Rio Nova, Parque Natural Municipal Atalaia e Monumento Natural do Pico do Frade; a metodologia geral e o cronograma preliminar. Também está na pauta a apresentação da pesquisa Projeto de Monitoramento Faunístico (Mastofauna de Médio e Grande Porte e Herpetofauna) do Parque Natural Municipal Fazenda Atalaia e Áreas do Entorno. Estas iniciativas são necessárias à gestão eficaz e sustentável de áreas protegidas do município.
“Tais instrumentos de planejamento são conditio sine qua non para a conservação da biodiversidade, a promoção do uso sustentável dos recursos naturais e a garantia da qualidade ambiental para as presentes e futuras gerações (...) O Conselho, em seu munus de órgão colegiado, desempenha um papel primordial na governança ambiental das Unidades de Conservação (UC), atuando como conselho destas UC, com exceção da APA do Sana (...) assim como a participação ativa no Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental do Sana (Sanapa) assegura a legitimidade, a transparência e a integração das ações de gestão territorial e ambiental, garantindo que os planos de manejo reflitam os anseios e as necessidades da sociedade macaense”, afirma o presidente do Commads e da Sanapa e secretário municipal de Ambiente, Sustentabilidade e Clima, Phelipe Smith Salgado.
A abordagem metodológica que guiará os trabalhos, incluindo a fase inicial de Visita Técnica de Reconhecimento (VTR) que será realizada, de segunda-feira (24) a sexta-feira (28), pela equipe técnica da DETZEL Gestão Ambiental, será apresentada na reunião. A VTR terá como escopo o levantamento de dados no local, a caracterização dos meios físico, biótico e antrópico, a identificação de fatores de pressão e proteção e o engajamento inicial com as comunidades e atores locais.
Também haverá reunião ordinária do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental do Sana (Edital 04/2025). Ela foi convocada para o dia 27 (quinta-feira), das 9h às 12h, no Sítio Santana, Rua da Glória, Sana, quando serão apresentados os trabalhos de elaboração e revisão dos planos de manejo das UC. O Conselho Gestor da APA do Sana é importante para garantir que o plano de manejo da APA do Sana reflita as necessidades da comunidade local. Na ordem do dia estará ainda a proposta de criação da Câmara de Turismo Sustentável e Uso Público, com a finalidade de propor normas, critérios e orientações para as atividades e empreendimentos turísticos na APA do Sana com base nos preceitos do turismo sustentável, entre outras atribuições.