Foto: Divulgação
As novas conselheiras eleitas estão ávidas para desempenhar suas funções
Treze novas conselheiras foram eleitas para o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), para o triênio 2014 - 2017. A eleição ocorreu na terça-feira (8), na Casa dos Conselhos (Travessa Ari Shuler Pimentel 25, Centro), onde o Comdim funciona. As reuniões serão neste local todas as segundas terças-feiras de cada mês.
As conselheiras irão dar continuidade ao plano municipal de políticas para mulheres como assegurar com absoluta prioridade ao público feminino a efetivação dos direitos à profissionalização, educação, livre acesso ao mercado de trabalho e às fontes de geração de renda.
Além de fiscalizar as políticas públicas para mulheres, as conselheiras também promoverão políticas sobre a liberdade de expressão, saúde, segurança, proteção integral (física e emocional), boa convivência familiar e comunitária, além de cultura, dignidade e respeito nas delegacias e empregos junto aos órgãos públicos e entidades privadas.
A subsecretária de Políticas para Mulheres, Jane Roriz, disse que esse órgão público deu todo apoio à eleição, reafirmando seu compromisso na busca de trabalhar em conjunto com o Comdim, valorizando suas ações.
- É importante a participação das conselheiras eleitas no processo de renovação do Comdim. Assim, ele ficará cada vez mais consolidado enquanto espaço de formulação, acompanhamento e fiscalização de políticas públicas para que as mulheres tenham sua cidadania garantida na sociedade - ressalta ela.
Projetos
Eleita em primeiro lugar na eleição do Conselho Municipal de Direitos da Mulher, Maria Novas desenvolve na Igreja Maanaim um projeto de trabalho e renda junto a 17 mulheres. Consiste na produção de artesanato, no qual elas fazem colchas, tapetes, jogos americanos, almofadas, cortinas e outros produtos para venda. “Pretendo disseminar essa ideia e levar nosso trabalho para praça pública. Tudo isso através do Comdim", salienta.
Já a terceira colocada, Rosária Santos, já foi presidente do Comdim no triênio 2008 - 2011. Ela esteve presente na fundação do conselho em agosto de 2001.
- Enquanto que o Condim ajuda na implantação das políticas públicas para as mulheres, a subsecretaria municipal de Políticas para Mulheres executa tais projetos – explica Rosária.
Relação das eleitas para o Condim:
1ª colocada - Maria da Paz Oliveira Rodrigues Novas
2ª – Conceição de Maria Pereira Alves Rosa
3ª – Rosária Maria de Sousa Santos
4ª – Adriana Leclerc Ribeiro
5ª – Magali de Almeida Cezar Machado
6ª – Alzemira de Lima Marins
7ª – Maria José Torres Cavalcati
8ª – Sandra Cristina Brandão
9ª – Vânia das Graças Medeiros de Oliveira
10ª – Marly de Souza
11ª – Joelma Azevedo Lopes
12ª – Elizangela Manhães dos Santos
13ª – Ebenezer Ribeiro