Em partida decidida no fim, Macaé Basquete perde para o Flamengo

06/10/2013 09:29:00 - Jornalista: Renata Dourado/Assessoria do Macaé Basquete

Foto: Renata Dourado/Assessoria do Macaé Basquete

O jogo marcou a estreia do Macaé no Campeonato Estadual de Basquete

O Ginásio Hélio Maurício, na Gávea, lotou na tarde neste sábado (05) para receber um duelo de gigantes pelo Campeonato Estadual de Basquetebol Adulto. Macaé Basquete e Flamengo, os dois únicos representantes do Rio de Janeiro no Novo Basquete Brasil (NBB), se enfrentaram pela primeira vez com os times profissionais e, como já era de se esperar, fizeram uma grande partida.

O time do Macaé Basquete deu trabalho para o atual campeão do NBB e provou, mais uma vez, que está preparado para jogar de igual para igual contra os veteranos da elite nacional. Apesar da derrota, por 72 x 67, os macaenses disputaram ponto a ponto e conseguiram se manter na frente do Flamengo em vários momentos do jogo.

O primeiro quarto começou e terminou com o Macaé na frente (12 x 16), e contou com a ótima atuação do ala/armador Duda Machado. Inspirado, ele fez belas jogadas e ainda cravou uma linda enterrada de costas. No segundo quarto o Flamengo conseguiu virar, chegando a abrir uma vantagem de oito pontos, mas logo os macaenses se recuperaram e saíram para o intervalo com três pontos atrás, 38 x 35.

Logo no início do terceiro quarto, o Macaé empatou o jogo, mas a liderança no placar variava, ora os macaenses tomavam a frente, ora os cariocas. Com o apoio da torcida, os donos da casa levaram a melhor e foram para o último quarto com o marcador em 58 x 55.

Os times fizeram um final eletrizante. Faltando 15 segundos para encerrar a partida, o Macaé estava apenas um ponto atrás dos rubro-negros (68 x 67). A 10 segundos do fim, após uma falta do Macaé, o Flamengo converteu os dois lances livres e Léo Costa, técnico do Macaé Basquete, pediu tempo. O jogo estava em 70 x 67 e uma cesta de três levava ao empate. A posse de bola era do Macaé e todo o time foi para o tudo ou nada. Duda Machado recebeu a bola na zona morta, arremessou, mas acertou o aro, dando rebote ao Flamengo, que, no contra-ataque, somou mais dois pontos, confirmando a vitória por 72 x 67.

- A equipe está de parabéns. É início de campeonato e sabemos que o time deles está sem ritmo, assim como nós, e que não estamos jogando nas nossas melhores condições. Lógico que queríamos a vitória, mas temos consciência de que falta muita coisa para melhorar o entrosamento. O jogo estava aberto para as duas equipes até o final e isso mostra a nossa força. Enfrentamos o atual campeão brasileiro, dentro da casa deles, e jogamos com a mesma grandeza. Estamos no caminho certo. O jogo foi equilibrado graças à entrega dos jogadores, a forma como disputamos todas as ações dentro de quadra. Foi um jogo de crescimento para todos nós – declarou Léo Costa.

O Macaé Basquete teve à disposição os armadores Fred, Jamaal e Thiaguinho; os alas/armadores Duda Machado e Will; o ala Márcio Dornelles; os alas/pivôs Espinoza, Oliveira e Pablo; e os pivôs Juan Torres, Romário e Weverton. O ala/armador Léo Crucillo, que machucou o pé em um treino em Belo Horizonte, e o ala João Phylippe, que se recupera de uma lesão no ombro, não jogaram.

O Macaé Basquete é uma entidade privada que mantém o time de basquete com recursos de patrocinadores. A Prefeitura de Macaé dá apoio à modalidade assim como outras atividades esportivas desenvolvidas na cidade.