logo

Emart: nivelamento de alunos vai até sexta-feira

05/02/2013 15:48:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Moisés Bruno

No nivelamento são observados a sensibilidade e o ouvido na área de percepção musical

A Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), da Fundação Macaé de Cultura, está fazendo testes de nivelamento para seus alunos que querem aprender ou aperfeiçoar a arte de tocar instrumentos musicais. Até sexta-feira (8), em horário comercial, o nível de conhecimento musical desse público será apurado para posterior inserção nas matérias Percepção Musical e Teoria Musical.

Para essas duas turmas, os alunos serão encaminhados, após o nivelamento, para serem enquadrados conforme o grau de sensibilidade musical de cada um deles. São observados a sensibilidade e o ouvido na área de percepção musical.



A estudante Priscila Nery, 17, quer aprender violão. “Tenho paixão pela música, sem ela não haveria vida”, avalia. Também Marcos Pinheiro, estudante de 18 anos, também quer se aperfeiçoar nesse instrumento musical, pois faz parte do Ministério de Louvor em sua igreja. “Essa escola de música tem conceito positivo, todos falam bem dela, que é uma referência”, afirma ele.



Cursos



São mais de 20 modalidades oferecidas: cursos livres de desenho e pintura; teatro para crianças (8 a 12 anos); teatro para adolescentes (13 a 16) e para adultos (a partir dos 18 anos); curso técnico em arte dramática; curso livre de música (trompete, trombone, saxofone, flauta transversa, violão, violino, violoncelo, guitarra, baixo elétrico, cavaquinho, piano, teclado, percussão popular e bateria).



Ainda são oferecidas aulas de canto, curso livre de musicalização infantil (7 a 10 anos) e percepção musical (a partir dos 11 anos). Em 2013, o aluno só pode optar por dois cursos livres de instrumento. Nos últimos anos, os cursos mais procurado são os módulos livres de Percepção Musical, Teclado, Violão e Canto.



Fazem parte da escola, a Orquestra da Emart e o Coral da Cidade. Ao final de cada ano, as três turmas de teatro livre devem formar grupos teatrais com a finalidade de montagem de peças.



Criada em 9 de dezembro de 2003, pela Lei 2426/03, a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, vinculada à Fundação Macaé de Cultura, teve seu início com a criação do Curso de Especialização em Montagem de Espetáculos, em 2002, no então núcleo de formação da Fundação Macaé de Cultura.



Em agosto de 2012, a escola ganhou um prédio só para ela, contando com sete salas de aula e dois auditórios equipados para apresentações de peças teatrais e musicais. A primeira escola de artes do município recebeu o nome da artista e grande incentivadora das artes nos anos 60 e 80.



A Emart fica na Rua Télio Barreto, 80 – o ponto de referência é a Praça Washington Luiz. O telefone para informações é (22) 2772-7461. O atendimento se realiza das 9h às 17h.


Fotos Relacionadas