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Emei José Bruno de Azevedo recebe cardápio NutriAfro

26/06/2024 19:10:00 - Jornalista: Equipe Secom

Projeto NutriAfro leva culinária ancestral para garotada

Uma receita da culinária ancestral fez mais uma vez parte do cardápio dos pequenos da Escola Municipal de Educação Infantil José Bruno de Azevedo, nas Malvinas. Os alunos na faixa de dois a cinco anos puderam saborear a comida especial do projeto NutriAfro, que vem ganhando reconhecimento positivo nas escolas municipais de Macaé.

No refeitório do espaço escolar das Malvinas, a garotada aprovou o cardápio que contou com pão de milho com manteiga,purê de inhame, bolo de banana d 'água e frango refogado com quiabo, entre outros. As receitas se integraram ao desjejum, almoço e lanche (integral).

Além da Educação Infantil, estudantes do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) também têm a oportunidade de saborear o cardápio NutriAgro. Uma vez por mês o cardápio recebe algum preparo que esteja ligado à herança afro-brasileira e indígena brasileira, e conforme a Secretaria de Educação, o projeto é uma estratégia para atender às leis que tratam da obrigatoriedade do estudo da História Afro-Brasileira e Indígena.

Além disso, a ação visa fortalecer as políticas afirmativas em parceria com a Secretaria de Igualdade Racial, sendo que a receita do NutriAfro se faz presente em todos os segmentos, desde o Maternal ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Vale lembrar, que o cardápio é feito a partir de uma pesquisa realizada pela equipe técnica de nutricionistas da Secretaria de Educação conforme o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Projeto - O NutriAfro é uma das ferramentas para a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tratam da obrigatoriedade do estudo da História Afro-Brasileira e Indígena. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com as nutricionistas da empresa fornecedora de merenda escolar. Para contribuir com o processo ensino-aprendizagem, o cardápio é distribuído previamente nas escolas, para que o professor possa preparar aulas abordando temas referentes a estas duas culturas.


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