“Tem saúde na sala de espera – Pombos: conhecer para controlar" é o projeto que a edquipe da Divisão em Saúde vai apresentar nesta quarta-feira (24), às 9h, na sala de espera da Emergência Pediátrica. O trabalho visa informar toda a população macaense sobre os malefícios que os pombos podem causar à saúde das pessoas.
Durante a ação, acontece a apresentação do Grupo de Teatro em Saúde (Grutas), com a esquete: “Pombos: vamos conhecer para evitar”. Além do teatro, todos os pacientes que aguardam na sala de espera e os estudantes são orientados sobre as doenças que esse tipo de ave pode causar à saúde.
De acordo com Nilce Brasil, coordenadora do programa Educação em Saúde, é nesse momento de espera, que os pacientes são abordados e recebem informações sobre saúde, afetividade e questões relacionadas aos direitos da criança e do adolescente.
— O projeto consiste em abordar os pacientes, oferecendo a eles informações relacionadas à saúde da população, incluindo os malefícios que a concentração de pombos podem causar à saúde, causando diversos tipos de doenças — conta a coordenadora.
A secretaria de Saúde de Macaé, em parceria com a Divisão de Programas de Educação em Saúde está percorrendo as unidades de saúde e escolas da rede municipal para divulgar a ação, incluindo práticas educativas entre as crianças, com o projeto “Tem saúde na Escola”.
— É importante lembrar ainda, que dentro das escolas, os professores devem continuar o trabalho com os alunos, para que se evite o convívio direto com os pombos, através de campanhas educativas, como forma de prevenir doenças respiratórias, neurológicas, intestinais e fungicas, que podem levar à morte — ressalta Nilce.