Foto: Guga Malheiros e Ana Chaffin
Viviane e Douglas: primeiro casal a dizer o sim. Evento oficializou a união de 170 casais em Macaé
Vestido de noiva, buquê, bolo e muita emoção: tudo como manda o figurino. Assim foi o casamento da balconista Viviane Carvalho da Silva, 21 anos, com o conferente Douglas Isnard de Lima Pereira, de 22. Namorados desde os 14 anos, eles foram os primeiros a trocar as alianças no Casamento Comunitário organizado pela Prefeitura de Macaé, que no último sábado reuniu 170 casais, no Fórum da cidade.
- Foi a realização de um sonho. A gente estava querendo se casar já há algum tempo, e aproveitou essa oportunidade. Agora é só comemorar com as nossas famílias e aproveitar essa nova etapa das nossas vidas, disse a feliz Viviane, moradora do Lagomar.
Viviane, Douglas e mais dois casais foram os únicos que ainda não moravam juntos nesta edição do Casamento Comunitário. Para a juíza de paz, Patrícia Neves Carestiato, o Casamento Comunitário é antes de tudo uma festa da celebração da família, o bem maior de uma sociedade. “Temos aqui casais como Viviane e Douglas, que estão começando uma vida juntos, e outros com uma união que já dura vários anos. É a celebração do amor”, disse a juíza.
Além da isenção das taxas, cada um dos casais ganhou um mini sessão de fotos e um bolo como lembrança. Os casais com casaram na presença do juiz de paz receberam suas certidões no mesmo dia da cerimônia. Já os que tiveram suas uniões estáveis convertidas em casamento, por meio das audiências realizadas pelos juízes de Direito, terão que comparecer ao Cartório Martis Mello, nesta terça-feira (6) e quarta-feira (7). No Cartório da Barra, os dias para a entrega da certidão de casamento serão nesta quinta-feira (8) e sexta-feira (9).
- Participaram nove juízes de direito de diferentes Comarcas do Estado do Rio de Janeiro, como Rio das Ostras, Búzios, Guapimirim, Vassouras, Magé, entre outras. O evento foi realizado graças a uma parceria entre a prefeitura, o Tribunal de Justiça do Estado, o Ministério Público e a Defensoria Pública. Conseguimos isenção de taxas para todos os casais, uma economia de R$ 180 mil - , disse a secretária de Desenvolvimento Social, Josefa Sampaio.
Essa foi a quarta edição do Casamento Comunitário promovido pela Prefeitura. Todos os beneficiados são moradores de Macaé. O objetivo da iniciativa é dar oportunidade aos casais que sonham em oficializar a situação conjugal, mas não possuem condições financeiras para arcar com as custas cartorárias.