Foto: Kaná Manhães
Equipe descobriu ligações clandestinas nas caixas de passagem
Por determinação da prefeitura de Macaé, a Empresa Municipal de Obras e Iluminação Pública (Emopi) iniciou nesta terça-feira (18) a reforma em toda a rede de fiação subterrânea na orla da Praia dos Cavaleiros. A troca do cabeamento segue o cronograma de trabalhos da Emopi, e já estava prevista no orçamento. O trabalho está sendo feito pela Cite Luz, empresa contratada pela Emopi.
- Vamos trocar todo o cabeamento subterrânea da orla, que é de cabos comuns, por um material mais moderno e resistente. Os novos cabos serão instalados em uma passagem subterrânea de 80 centímetros de profundidade, aumentando assim a segurança, explicou o presidente da Emopi, Antônio Carlos Sardinha.
No primeiro dia de trabalho, a equipe descobriu diversas emendas na fiação, causadas por ligações clandestinas, possivelmente feitas por ambulantes da orla. O primeiro passo do trabalho será a troca de todas as 79 caixas de passagem do calçadão, que além de receberem novos cabos, serão concretadas.
- A troca das caixas de passagem vai evitar novas ligações clandestinas e o acesso à fiação subterrânea da orla. Com isso, vamos evitar acidentes com pedestres e banhistas, como o que infelizmente aconteceu aqui na orla na semana passada. Nossa expectativa é de que esta primeira etapa do trabalho seja concluída em no máximo 30 dias, afirmou o diretor de Iluminação Pública da Emopi, Gilherme Marinho.
De acordo com o gerente da Emopi, Marcelo Oliveira, a reforma na fiação subterrânea será feita em toda a extensão do calçadão da orla, entre o Posto Um, próximo à Pousada Rocha, até o hotel Comfort. O mesmo trabalho já foi feito com sucesso na orla no trecho que vai da Pousada Rocha até a Praia Campista.