Foto: Moisés Bruno
Projeto ressalta importância do desenvolvimento de novos produtos turísticos para aumentar o fluxo do turista doméstico
Incluído no roteiro turístico da Copa do Mundo de 2014, o Sana recebe ações voltadas para a capacitação de empreendedores com o objetivo de atender cada vez melhor os visitantes. Na última sexta-feira (23), o Sebrae promoveu atendimento aos Microempreendedores Individuais (MEI) durante todo o dia, na unidade do Macaé Facilita do sexto distrito, com apoio do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec). Os empreendedores, interessados em participar das ações do Projeto Rio Serra Mar, assinaram o termo de adesão e, os que ainda não aderiram ao programa, receberam orientações.
O projeto de fomento ao turismo é desenvolvido pelo Sebrae, Ministério do Turismo, Fórum Estadual da Secretaria de Turismo-RJ, Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio) e prefeituras. Além de Macaé, Niterói, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo fazem parte do Roteiro Serra Mar. A estruturação do roteiro Serra-Mar surgiu a partir da pavimentação da RJ-142, rodovia estadual, mais conhecida como Estrada Serra-Mar, única rota que liga a costa marítima à região serrana do centro-norte fluminense, inaugurada em dezembro de 2006. Cortando a APA do Rio Macaé de Cima, a rodovia apresenta em toda a sua extensão recursos naturais e culturais, que já atraem um fluxo de turistas para as localidades em seu entorno.
- O objetivo do Fumdec é dar apoio aos empreendedores do Sana que desejam assinar o termo de adesão ao projeto e também os que querem participar, mas que ainda não se formalizaram e nem possuem alvará. Além disso, a unidade do Macaé Facilita do Sana presta atendimento administrativo aos empresários e empreendedores individuais com suporte geral, atendimento contábil, curso de capacitação, entre outras ações - explica a coordenadora das unidades do Macaé Facilita, Jussara de Souza Vilela.
O projeto ressalta a importância no desenvolvimento de novos produtos turísticos para aumentar o fluxo do turista doméstico, gerar novas oportunidades de trabalho e renda na região e diversificar a oferta turística. O Sebrae espera com este projeto atender mais de 250 empresas nos nove municípios envolvidos, aumentando a competitividade e lucratividade da região.
- Na sexta-feira realizamos 20 atendimentos de orientação para formalização e assinatura do termo de adesão de inclusão do Projeto Serra Mar. Vários empresários solicitaram o retorno do Sebrae ao Sana. Pretendemos voltar, inclusive, estaremos no próximo sábado (31) oferecendo uma palestra para os artesãos do espaço da Feira Cria Sana. O objetivo é vender o roteiro turístico da Serra Mar, atraindo visitantes de outras regiões - explicou a orientadora de Negócios do Sebrae-RJ, Silvia Andréa.