Foto: Divulgação
Para a segurança viária e redução de acidentes de trânsito, é necessária a colaboração de todos
Com a adesão da prefeitura ao movimento “Maio Amarelo”, que tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, as empresas sediadas no município também resolveram colaborar. Uma delas é a Vix Transportes e Logística, que recebeu uma palestra para cerca de 50 componentes da força de trabalho. Na ocasião, eles foram orientados sobre a necessidade da responsabilidade na condução de veículos, trânsito seguro, além de conceitos ligados à cooperação e cidadania. O encontro foi realizado na sexta-feira (8), na sede da empresa.
O objetivo do “Maio Amarelo” é mobilizar toda a sociedade e colocar em pauta o tema segurança viária, para que, com a participação e envolvimento de todos, o mês de maio seja marcado como o início de uma mudança de atitude, com o amarelo simbolizando a “atenção pela vida”. Até por isso, a empresa solicitou a parceria com a Mobilidade Urbana, para preservar a integridade de sua força de trabalho e, consequentemente, dos demais personagens no trânsito.
- O trabalho realizado pela Mobilidade Urbana na empresa foi excelente, pois a palestra trata todos os pontos pertinentes e necessários para a realidade do trânsito na atualidade. Este conteúdo é muito importante, não só para a atuação dos funcionários no trabalho, mas também em seu dia a dia – disse o técnico de segurança do trabalho, João Ricardo Perisse.
Além de ações na empresas e instituições, para estimular a colaboração de todos, uma série de medidas que pretendem massificar os conceitos para conscientização estão sendo utilizadas durante o “Maio Amarelo”. É o caso das mídias sociais da prefeitura, de cartazes nos ônibus e também de painéis móveis posicionados em locais estratégicos com mensagens como “Maio Amarelo – Atenção pela vida”, “Respeite a sinalização e os limites de velocidade”, “Não use o celular” e “Use o cinto”, entre outras. Além disso, outros órgãos municipais, empresas e instituições também foram convidados a aderir ao movimento.
Agendamentos - Os interessados em agendar a visita da equipe do programa “Circulando no Trânsito” para realização de palestras sobre "Segurança no Trânsito e Direção Defensiva" e “Segurança no Trânsito para Motociclistas”, além da “Escolinha de Trânsito”, podem protocolar um ofício na sede da Mobilidade Urbana, situada à Rua Euzébio de Queiroz, 678, no Centro ou enviar a solicitação ao e-mail educacaodetransito@macae.rj.gov.br. Para informações, basta entrar em contato pelo telefone (22) 3717-0881.