Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana
Orientações são ministradas por profissionais da equipe de Educação no Trânsito da Mobilidade Urbana
As ações do "Circulando no Trânsito" continuam sendo referência em eventos de saúde, segurança e prevenção de acidentes. Prova disso é que, em 2016, o programa esteve presente em diversas empresas da cidade realizando palestras sobre "Segurança no Trânsito e Direção Defensiva". Durante as apresentações, foram transmitidos aos participantes conceitos como atitude responsável e cidadania, além do resgate de valores como a cooperação e o respeito no trânsito.
E os números do programa "Circulando no Trânsito" comprovam que esta ação está sendo considerada como uma das mais importantes ferramentas para conscientização, tornando-se uma referência. Tanto que é crescente a participação em diversos eventos ligados à segurança e prevenção de acidentes no trânsito promovidos por empresas, além da participação em Semanas Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT's).
No caso das palestras sobre "Trânsito seguro", grandes instituições foram atendidas no último trimestre. É o caso, por exemplo da Ampla Energia e Serviços S.A (duas vezes), da empresa de telefonia Oi, da Oceaneering Brasil, da Manserv Manutenção e da Marfood Comércio e Serviços de Hotelaria. Somente nestas empresas, cerca de 350 funcionários receberam as orientações da equipe de Educação no Trânsito da Mobilidade Urbana.
- As palestras do programa 'Circulando no Trânsito' são ferramentas que também utilizamos para prevenir acidentes, visando uma mudança de atitude por parte dos condutores. O mais importante é que se conseguimos sensibilizar os funcionários e colaboradores das empresas, já estaremos salvando vidas, por meio de um trânsito mais seguro e consciente. Então esta parceria para nós é fundamental - disse o secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes.
A palestrante Josiana Marques Wilme explica que, dentro da realidade da cidade, a conscientização é fundamental: "Em um município com um tráfego intenso de veículos, a solução é compartilhar, dividir e respeitar. Somente através de uma mudança de atitude, com cada um fazendo a sua parte, teremos um trânsito mais seguro", disse a pedagoga e coordenadora de Educação para o Trânsito da Mobilidade Urbana.
Elogios - Em todas a palestras realizadas, a aprovação do conteúdo passado foi unanimidade. "Os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de morte e invalidez ao redor do mundo e estima-se que 90% envolve o comportamento do motorista. E por 80% da nossa força de trabalho utilizar motocicletas, achamos de extrema importância convocá-los para que a conscientização seja mais forte. A palestra foi ótima para isso e a equipe está de parabéns pelo trabalho e empenho por um trânsito melhor", disse o gestor de Operações da Manserv, Ângelo Luiz Calonego.
A pedagoga e coordenadora de Treinamentos da Marfood, Margarida Siqueira, concorda. "Somos todos parte do trânsito e por isso é muito importante tratar do tema. Esta parceria com a prefeitura vai gerar frutos muito positivos na nossa mudança de atitude. Temos que inverter a lógica, como foi dito na palestra, de que o condutor se lamenta só 'quando dói no bolso' e nos conscientizar que a prevenção e o respeito são as melhores formas de salvarmos vidas no trânsito", pontuou.
Agendamento - Os interessados em agendar a realização de palestras do programa "Circulando no Trânsito" podem fazê-lo por meio de ofício protocolado na sede da Mobilidade Urbana, situada à Rua Euzébio de Queiroz, 678 – Centro. Para mais informações, basta entrar em contato pelos telefones (22) 3717-0881 / (22) 3717-0882 / (22) 3717-0883.